Município doa terreno para construção da sede da 8a Companhia Independente

Publicado em: 23/11/2012 00:00

Uma área de 3.649,00 m2, situada no Parque Aquático de Irati, foi doada pelo Município ao Governo do Estado para a construção da sede da 8a Companhia Independente de Polícia Militar. Neste dia 22, às 16h30, ocorreu o lançamento da pedra fundamental da sede da Cia. e a oficialização do repasse da área. Assinaram a escritura do terreno o prefeito Sergio Stoklos, o coronel responsável pelo 4o Comando Regional Marco Aurélio Paredes Czerwonka, e a chefe do Escritório Regional do DER - Edificações Lucimara Faria, representando o Governo do Estado. ?? evidente que tínhamos que destinar este terreno para a Cia., que agora poderá ter sua sede construída para acontecer mais e mais evolução em segurança pública, enfatizou Stoklos. Grandes avanços no setor de segurança aconteceram em Irati nos últimos anos e foram relembrados na solenidade pelo comandante da 8a Cia. Major Renato Santos Taborda, pelo presidente da Câmara Municipal Laudelino Antônio Filipus e pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Conseg, Luiz Carlos Ramos. Eles destacaram o envolvimento da comunidade no trabalho em prol da segurança, inicialmente com a criação do Conselho Municipal de Segurança em 2005, depois com a transformação deste em Conselho Comunitário de Segurança, com o respaldo estadual; e a união de lideranças políticas regionais na luta pela instituição da Cia. Independente, que se concretizou em 2010, através do decreto governamental no 8.531. Inicialmente enfrentávamos muitas dificuldades, mas ocorreram tratativas e as coisas foram melhorando, houve o Conseg, o apoio da iniciativa privada, a instituição da Cia. Independente e conseguimos tornar mais eficientes os processos e tipos de policiamento que acontecem na cidade, define o Major Taborda. Para ele, a continuidade das conquistas em segurança está em curso, com o repasse do terreno para a edificação da nova sede, adequada ao maior efetivo. Hoje recebemos este excelente terreno e agradecemos ao prefeito Sergio Stoklos que ajudou muito a segurança pública da nossa cidade, diz. O Coronel Czerwonka, do 4o Comando regional, também enalteceu a atuação de Stoklos. ?? uma honra estar aqui, tenho gratidão pelo trabalho profícuo do amigo Sergio Stoklos em prol da Polícia Militar e espero que o novo prefeito siga o mesmo caminho. Para ele, a construção da sede nova vai permitir que a Cia. possa desempenhar melhor o seu papel e coroa o trabalho desenvolvido de forma eficiente pelo Major Taborda, orquestrado junto com todo o poder público e iniciativa privada. Para finalizar, o Coronel Czerwonka, destaca os resultados positivos de Irati na área de segurança pública. Cada vez que venho a Irati é para o anúncio de crescimento da Cia., comemora. O prefeito eleito Odilon Burgath disse estar satisfeito por participar do lançamento da pedra fundamental deste grande projeto e comprometeu-se apoiar o setor de segurança pública. ?? compromisso nosso, a segurança é responsabilidade de todos e nosso governo atuará em parceria com o Estado buscando a melhoria da estrutura para que a segurança possa acontecer, afirmou Burgath. A 8a Companhia Independente de Polícia Militar de Irati é responsável pelo policiamento preventivo e manutenção da ordem pública nos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Ivaí, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Presentes Também estiveram presentes na solenidade, o deputado estadual Bernardo Carli, que disse que pretende ajudar a atender as demandas da região na Assembleia; a juíza Mitzy de Lima Santos, o ex-presidente do Conseg Silmar Dietrich, secretários municipais, vereadores eleitos, integrantes da Polícia Militar e membros da imprensa. Confraternização Ainda no dia 22, um jantar de confraternização no Centro de Eventos Italiano comemorou os dois anos da 8a Companhia Independente. O evento reuniu prefeitos e autoridades da região, empresários, colaboradores da Polícia Militar, e os integrantes da corporação.