A partir desta segunda-feira, dia 22, aproximadamente 110 rondonistas das instituições de ensino superior UEPG, PUCPR, UNICENTRO, UTFPR e UFPR estão presentes em alguns municípios do Paraná, iniciando a 5ª edição da Operação Rondon da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Irati é um destes municípios contemplados com a operação, que integra o Projeto Rondon, e que consiste basicamente em uma série de oficinas de capacitação. O prefeito Jorge Derbli participou do lançamento da Operação Rondon 2019, no último dia 17, promovido pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) da UEPG, no Campus de Uvaranas.
Pela UEPG, a Operação Rondon 2019 atuará em quatro municípios dos Campos Gerais: Imbaú, Irati, Prudentópolis e Fernandes Pinheiro. No município de Irati a UEPG será parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Em Imbaú, a UEPG atuará em parceria com a Unicentro, especialmente com alunos do Campus Irati. Em Prudentópolis a parceria acontecerá com a UFPR e, em Fernandes Pinheiro, a parceria será com a PUC-PR.
A previsão é de que, nestes quatro municípios, a Operação Rondon 2019 atenda cerca de 10 a 12 mil pessoas. Pelo lema dos rondonistas, trata-se de “uma semana de ajustes e concentração para mais uma grande aventura e aprendizagem”.
A Operação Rondon surgiu através do Projeto Rondon Nacional, coordenado pelo Ministério da Defesa e tem o papel de inserir os acadêmicos destas universidades numa atuação regional, para que possam conhecer a realidade das cidades, suas carências e necessidades, e possam refletir sobre sua área de atuação.
Programação Operação Rondon em Irati
Segunda (22), 10h – apresentação e explanação da sistemática da Operação Rondon ao Município, em suas linhas gerais, e especificamente os conteúdos que serão trabalhados aqui.
Às 14h, quatro oficinas distintas acontecem na comunidade rural de Arroio Grande. Oficina 13: “Captação da Água da Chuva”, em Arroio Grande; oficina 09: “Adubação Orgânica e Utilização Saudável e Sustentável do Solo”; oficina 15: “Purificação da Àgua e Saúde da População”; e oficina 50: “Direito da Mulher e a Sociedade”.
Terça (23), 09h - oficina 42: “Adolescência - gravidez, drogas e doenças”, na UBS da Vila São João; e oficina 33: “Os Programas do Governo Federal e Estadual e o Município”, na Prefeitura.
14h - oficina 04: “Cooperativismo e Associativismo”, no Centro de Convivência Santo Antônio, Bairro Lagoa.
Quarta (24), 09h - oficina 44: “Higiene Bucal - A Prevenção é a Solução”, na Praça CEU das Artes, Núcleo Joaquim Zarpellon.
14h - oficina 18: “Música e Cultura – As Diferentes Manifestações Musicais Brasileiras”, na Praça CEU das Artes, Núcleo Joaquim Zarpellon; oficina 27: “Colorindo o Meio Ambiente”, no Parque Aquático, Bairro Rio Bonito; oficina 28: “Biblioteca – O espaço da Imaginação e os Valores no Mundo das Crianças”, na Biblioteca Pública Municipal.
16h30 - oficina 20: “Cine Rondon - Cinema na Praça” voltado aos adolescentes, na Praça CEU das Artes, Núcleo Joaquim Zarpellon.
19h - oficina 20: “Cine Rondon - Cinema na Praça” abordando vínculos familiares, na Praça CEU das Artes, Núcleo Joaquim Zarpellon.
Quinta (25), 09h - oficina 08: “Cultura e Renda: Guia de Turismo”, em Pinho de Baixo; e oficina 09: “Adubação Orgânica e Utilização Saudável e Sustentável do Solo”, em Pinho de Baixo.
14h - oficina 13: “Captação de Água da Chuva”, em Pinho de Baixo; oficina 15: “Purificação da Água e Saúde da População”, em Pinho de Baixo.
Sexta (26), 09h - oficina 31: “Audiência Pública e Comunidade Política”, na Prefeitura.
Sábado (27), 10h: oficina “Homem de Ferro – A Saúde do Homem em Foco”, Bairro Rio Bonito.
14h – oficina “Cultura Indígena”, no acampamento dos indígenas na obra do teatro.
Domingo (28), pela manhã estão previstas interações com a população e, à tarde, a agenda dos rondonistas será livre.