Na noite da última sexta-feira (02/08), foi realizada a premiação e abertura da exposição do Concurso Irati em Imagens 2019, como parte da programação oficial dos 112 anos da Emancipação Política do Município. Seguem os resultados:
6º Concurso João Wasilewski, de vídeos:
Tema: Biografia de um(a) iratiense.
1º lugar: Cristian Fernando Razera, com o vídeo "Ele pode contar a ti, a história de Irati";
2º lugar: Andreia Przybiovic, com o vídeo "Seu Vicente do Xavier";
3º lugar: Enzo Ivatiuk, com o vídeo "Miriam Glinski e o Primeiro Supermercado da Região".
7º Concurso Padre Tadeu Dziedzic, de fotos:
CATEGORIA FOTOS ATUAIS
1º lugar: Rafael Zentil Buss, com a fotografia "Manhã Gelada";
2º lugar: Edson Golinski, com a fotografia "Bruma no Campus";
3º lugar: Arildo Antônio Les, com a fotografia "Casa da Lactisul".
CATEGORIA FOTOS TEMÁTICAS
Tema: 120 anos da Estação Ferroviária Iraty
1º lugar: Débora Perek, com a fotografia "Linha do Tempo";
2º lugar: Elizeu Eduardo Czekalski, com a fotografia "Brincando de fazer História";
3º lugar: Daniel Tavares, com a fotografia "Estação em Panorama".
CATEGORIA FOTOS HISTÓRICAS:
1º lugar: Ketlyn Tayrini, com a fotografia "Seu Domingos Sorveteiro - 1965";
2º lugar: Nelson Bakaus, com a fotografia “Amistoso Iraty x União da Vitória - 29/05/1960";
3º lugar: Patricia de Paula, com a fotografia “Estação de Água Clara - 1940”.
CATEGORIA FOTOS ESPECIAIS:
1º lugar: Flávio Gabriel Biernaski, com a fotografia "Luz e Movimento";
2º lugar: Daniel Tavares, com a fotografia “Pintura Divina”;
3º lugar: Patricia de Paula, com a fotografia “Relatos da Estação Iraty”.
O concurso Irati em Imagens é uma promoção da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati. O cerimonial do evento foi conduzido por Herculano Batista Neto, presidente da ALACS, em parceria com Leonardo Schenato Barroso, vencedor das categorias "Fotos Atuais" e "Fotos Temáticas" do concurso em 2018.
As entidades organizadoras deixaram um agradecimento especial a Vergílio Trevisan, pela cessão do espaço do Centro Cultural Clube do Comércio, onde a exposição segue acontecendo, e às servidoras municipais Elenita Chuproski, Samanta Regina dos Santos Ferreira, Milissa Razera, Iadia Fauat e Sara Sarraff, pelo apoio prestado ao concurso.
Foram jurados do 7º Concurso Padre Tadeu Dziedzic, de fotos: João Noronha, Daniel Castellano, Maristela Bida, Zéca Araujo e Eliézer Antonio Stroparo. Foram jurados do 6º Concurso João Wasilewski, de vídeos: Elcio José Brandalize, Gilson Leveovix, Pedro Henrique Wasilewski e Michelangelo Gumiero.
Representando a Prefeitura de Irati, estiveram presentes no evento de premiação: o prefeito Jorge Derbli, o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van der Neut, o secretário de Comunicação Social, Sidnei Jorge, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes, a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, e o chefe de Gabinete, Luis Antônio Ico Andreassa. Representando a ALACS, além do presidente Herculano, esteve presente também a vice-presidente Luiza Nelma Fillus e diversos outros acadêmicos.
CONSIDERAÇÕES DA COMISSÃO JULGADORA
7º CONCURSO PADRE TADEU DZIEDZIC
A respeito de indagações feitas à organização do concurso – a respeito do envio de arquivos fotográficos que foram destinados ao endereço eletrônico [email protected] com baixa resolução, ou de arquivos de fotografias que tiveram desvio de endereço eletrônico, acarretando em não participação de alguns trabalhos e também não inscrição de outros - a Comissão Julgadora da vertente fotográfica do Irati em Imagens, avaliando e considerando as normativas do Regulamento do VII Concurso Fotográfico Padre Tadeu Dziedzic, conclui que:
A falha técnica em envio ou de provedor, e quaisquer falhas que eventualmente possam ter vindo a ocorrer no processo de envio e/ou de anexação dos arquivos fotográficos, não maculam o todo do Projeto Irati em Imagens ou do Concurso Padre Tadeu Dziedzic, e não alteram as decisões proferidas pelos jurados, nem tampouco prejudicam o mérito dos trabalhos corretamente enviados pelos participantes efetivamente inscritos - sobretudo os que foram premiados.
A Comissão Julgadora faz, por fim, referência aos artigos 4 e 10 das disposições finais do citado Regulamento, os quais dão absoluta soberania às suas decisões e avaliações. E assim, ancorada em sua soberania, a Comissão Julgadora declara a questão definitivamente encerrada.
Os regulamentos completos podem ser acessados no link:
http://irati.pr.gov.br/pagina/123_Irati-em-Imagens-2019.html
Cordialmente,
Comissão Julgadora do 7º Concurso Padre Tadeu Dziedzic