2a Vara Cível é instalada oficialmente na Comarca de Irati

Publicado em: 27/11/2012 00:00

O prefeito Sergio Stoklos participou, neste dia 27, da solenidade de instalação da 2a Vara Cível da Comarca de Irati, presidida pelo desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Criada pela Lei Estadual 17.253/2012 e instalada por decisão datada de 03 de setembro de 2012, a nova Vara tornará mais ágil a tramitação de processos na Comarca de Irati, que em 24 de maio de 2012 completou 85 anos de existência. Ao longo deste período, o Poder Judiciário tem trabalhado para dar solução adequada aos conflitos existentes, para que haja uma sociedade organizada, afirmou o diretor da Comarca, juiz Fernando Eugenio Martins de Paula Santos Lima. Para ele, o judiciário precisa ser forte e independente, com condições de cumprir o seu papel. Neste contesto, o diretor da Comarca enalteceu o trabalho do presidente do TJ/PR, que acatou o pedido dos advogados, do prefeito e da OAB para a criação da 2a Vara Cível em Irati. Nunca se fez tanto para a prestação de serviços adequados à população, foram 20 anos em dois, afirmou Fernando Santos Lima, referindo-se ao período de quase dois anos em que TJ/PR está sendo presidido por Miguel Kfouri Neto. Stoklos enfatizou as ações realizadas para a conquista da nova Vara. Ações bem articuladas precederam este momento histórico significativo, mostrando que era necessário, dando elementos ao presidente do Tribunal de Justiça para que ele pudesse atender esta demanda. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB Subseção de Irati, Cesar Fernando Gaspar Fleischer, afirmou que a implantação de novas varas que vem sendo feita pelo TJ/PR segue o rumo da modernização e da celeridade. As dificuldades que nós advogados enfrentávamos no dia-a-dia serão atenuadas, porque não é apenas mais uma Vara para Irati, é uma Vara digitalizada e estatizada, que trará maior agilidade, atendendo melhor a todos, advogados, funcionários do setor judiciário e população, disse Fleischer. Para finalizar, o presidente da OAB/Irati agradeceu ao TJ/PR por ter atendido aos pedidos de instalação da 2a Vara Cível e criação do cargo de 2o juiz substituto para a Comarca de Irati. Disse também, que a nova luta da OAB será para que sejam separadas a Vara da Família e Menores, da Vara Criminal. Após o descerramento da placa alusiva à instalação da 2a Vara Cível da Comarca de Irati, presidente do TJ/PR, Miguel Kfouri Neto, fez um balanço das ações que foram realizadas nos últimos anos para, em suas palavras, tornar a justiça mais próxima das pessoas. O desembargador comentou que permanece na presidência do TJ/PR até janeiro e que antes de deixar o cargo, serão instaladas 40 novas varas e inauguradas novas sedes para 13 fóruns. Novo Fórum de Irati A melhoria da infraestrutura de trabalho e de atendimento à população, com a edificação de uma nova sede para o fórum da Comarca de Irati também está programada. A atuação do Diretor da Comarca, Fernando Eugenio Martins de Paula Santos Lima, junto com os demais integrantes do judiciário, na busca pela edificação da nova sede foi comentada pelo prefeito. O Município cedeu um terreno, com apoio da Câmara de Vereadores, para que esta construção que já está prevista, possa ser feita, disse Stoklos. Para a instalação da 2a Vara Cível, o TJ/PR fez a locação de salas na Avenida Munhoz da Rocha, 353. Presentes Também estiveram presentes da solenidade de instalação da 2a Vara Cível da Comarca de Irati o desembargador Jorge Wagih Massad, a juíza Mitzy de Lima Santos, a juíza substituta Thays Backes Arruda, os promotores de justiça Nilton Braga de Sampaio Júnior e Maria Luiza Correia de Mello, o prefeito de Inácio Martins Edemetrio Benato Júnior, prefeito eleito de Irati Odilon Burgath, advogados, vereadores, representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, funcionários da Comarca de Irati, e integrantes da imprensa.