Interior receberá mais de R$ 3 milhões em pavimentação

Publicado em: 08/08/2019 14:44 | Fonte/Agência: SECOM - Prefeitura Municipal de Irati

Interior receberá mais de R$ 3 milhões em pavimentação

Máquinas trabalhando no trecho

Prefeitura de Irati - PR deu início a um grande projeto de pavimentação asfáltica e recapes no interior que, somados recursos provenientes da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, mais a contrapartida municipal, passam de R$ 3 milhões.

As obras preveem pavimentação em trechos da Estrada Municipal Irati a Itapará, especificamente nas proximidades da escola dos Colonizadores, em Gonçalves Júnior (2.470 m²), e das escolas de Cerro da Ponte Alta (2.847 m²) e Rio do Couro (3.335 m²). E abrangem ainda recapes na pavimentação existente entre Irati e Gonçalves Júnior, em trechos que somam 46.924 m². O total da intervenção em 8.241 metros de via vai totalizar 55.575 m². Além disso, há serviços adicionais de drenagem, meio-fio nas proximidades das escolas e instalação de toda a sinalização necessária.

O convênio 33/2017, firmado em naquele ano, contudo, enfrentou atraso em relação ao prazo, pois a empresa que venceu a licitação, acabou desistindo da execução da obra. Em função dos prejuízos levantados, foi necessário refazer totalmente o plano de trabalho deste projeto, passando para o sistema de Administração Direta. Com esta reestruturação, o valor do convênio originalmente firmado, será aplicado para a aquisição específica do material para pavimentação e ligantes betuminosos, e a contrapartida da Prefeitura reverterá em serviços e outros materiais que garantam a execução total do objeto.

O desembolso do Governo do Estado para este projeto é de R$ 2,2 milhões e a contrapartida municipal deverá passar de R$ 1 milhão, principalmente em função do aumento dos insumos do petróleo nos últimos meses. Para isso, novo projeto de lei está sendo enviado à Câmara de Irati para adequar o orçamento e as rubricas orçamentárias ao sistema de Administração Direta, viabilizando o uso, aplicação e prestação de contas do convênio.

“Executar esta obra é um grande desafio para o Município, e empenhei pessoalmente minha palavra junto ao Governo do Estado do Paraná, de que levaria em bom termo este comprometimento de recursos municipais para uma obra tão necessária para nossa comunidade rural”, declarou o prefeito Jorge Derbli.

De um trecho de 14 km entre Irati e Gonçalves Júnior, seis quilômetros já receberam melhorias na pavimentação, mas o restante está bastante deteriorado. Esta estrada é importante conexão entre os meios rural e urbano, pois mais de 25 comunidades rurais entre a sede e este Distrito e o de Itapará utilizam a estrada para atividades de produção agrícola, pecuária e florestal, transporte escolar e atividades ligadas ao comércio, turismo e outras funções sociais.