Mobilização contra a AIDS tem diversas ações em Irati

Publicado em: 28/11/2012 00:00

Irati possui 50 pacientes sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde por serem portadores de HIV/Aids. São 27 pessoas do sexo feminino e 23 do sexo masculino. Destes, 31 utilizam medicação antirretroviral e os demais são portadores do vírus HIV. O município de Irati vem apresentando um preocupante crescimento nas notificações de casos de HIV e AIDS desde o primeiro registro, no ano de 1995. Por isto, a Secretaria Municipal de Saúde de Irati, seguindo as recomendações da Organização das Nações Unidas, promoverá o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e participa ativamente da mobilização proposta pelo Ministério da Saúde, denominada Fique Sabendo. Estas ações têm por objetivo despertar a conscientização das pessoas sobre o risco de contrair o vírus e a necessidade de prevenção, além de orientá-las a buscarem o diagnóstico precoce do HIV/AIDS, através do teste rápido, gratuito. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste sai em 30 minutos. As pessoas recebe aconselhamento antes e depois do exame e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado. O teste é importante porque caso a pessoa tenha a doença, iniciará tratamento eficaz e rápido, o que reduz os riscos e melhora a qualidade de vida. Realizando a testagem, você contribui para controlarmos essa doença que é crônica e tem tratamento, melhor ainda se descoberta precocemente, argumenta a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Franciely Kovalski. Quando e onde fazer o teste rápido? Todos os dias, até 07 de dezembro, das 8h30 às 11h00, das 13h00 às 16h00 e das 18h00 às 21h00, os profissionais de saúde de Irati realizarão o teste de HIV/AIDS no setor de epidemiologia, que funciona na Rua Zeferino Bittencourt, 1259 em frente à clínica do Dr. Silveira. Também serão oferecidos para a população testes rápidos de HIV/AIDS nos bairros, nas Unidades Básicas de Saúde, em dias específicos, nos períodos da manhã e da tarde, das 8h30 às 11h00 e das 13h00 às 16h00. Na Unidade de Saúde da Vila São João o teste será feito no dia 27 de novembro; na Unidade de Saúde do Riozinho no dia 28 de novembro; na Unidade de Saúde Adhemar Vieira de Araújo no dia 29 de novembro; na Unidade de Saúde do Rio Bonito dia 30 de novembro e na Unidade de Saúde da Lagoa no dia 04 de dezembro. Empresas são convidadas a participar da luta contra a AIDS Outra ação proposta pelo setor de Vigilância Epidemiológica para envolver a comunidade é a participação das empresas locais na mobilização contra a AIDS. Para tanto, a sugestão é de que os estabelecimentos sejam decorados desde o final de novembro até 07 de dezembro com a cor vermelha e o laço que é o símbolo da luta contra a AIDS. O tema da campanha é o laço vermelho, porém toda decoração com a cor vermelha e válida, comenta a enfermeira. Franciely conclama os empresários e dirigentes de instituições a incentivem seus funcionários a realizarem o teste do HIV, que é gratuito, sigiloso, seguro e rápido. O teste pode ser feito nos períodos da manhã tarde e noite no setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Blitz levará orientação às pessoas no dia 30 Material informativo sobre a incidência de HIV/AIDS em Irati e a prevenção da doença serão entregues para a população no dia 30 de novembro, durante uma blitz, que acontecerá na Rua Munhoz da Rocha. A Secretaria Municipal de Saúde, solicita que, neste dia, todos os funcionários dos estabelecimentos que aderirem a mobilização do Dia Mundial de Luta contra a AIDS (1º de dezembro) trabalhem com roupa branca, ou então usem uma camiseta ou camisa branca e o laço vermelho que simboliza a adesão à prevenção no combate ao HIV e a Aids. Histórico do Dia Mundial de Luta contra Aids A data de 1º de dezembro foi declarado Dia Mundial de Luta contra a AIDS pela Organização Mundial da Saúde em 1988 e serve como uma data para reforçar as esperanças de todos aqueles envolvidos na superação da epidemia. O Laço Vermelho é o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e a AIDS, e também um símbolo de esperança, apoio, solidariedade, compreensão e vem sendo usado por um número cada vez maior de pessoas por todo o mundo para demonstrar sua preocupação com a epidemia, além de expressar visualmente solidariedade com aqueles que vivem com o vírus. O primeiro registro de AIDS aconteceu no ano de 1981, desde então mais de 60 milhões de pessoas já foram infectadas ou morreram. A cada 8 segundos, uma criança, mulher ou homem morre de AIDS. A cada dia, 10.000 pessoas morrem de AIDS. O vírus do HIV é responsável pela AIDS, doença transmitida pelo contato sexual desprotegido ou com sangue infectado, a qual leva a queda nas defesas imunológicas e a predisposição a determinados cânceres. AIDS em Irati O primeiro caso de AIDS notificado no município de Irati ocorreu no ano de 1995, sendo um paciente do sexo masculino, 25 anos de idade. Já o primeiro caso de AIDS feminino do município foi notificado no ano de 1998, também em uma paciente com 25 anos. Desde o primeiro caso notificado até novembro de 2012, o município presta atendimento e acompanhamento há 50 pacientes com HIV/AIDS, sendo que 31 deles estão fazendo uso de antirretrovirais. O tratamento é gratuito, realizado através do Sistema ??nico de Saúde, SUS. Desde a primeira notificação da doença, já ocorreram 16 óbitos em função da doença e um abandono de tratamento. Entretanto, com a disponibilização dos medicamentos gratuitamente pelo SUS, cresce o número de pacientes vivendo com a doença, com boa qualidade de vida.