Candidatos ao Conselho Tutelar serão apresentados em debate dia 27

Publicado em: 05/09/2019 16:48

A Secretaria de Assistência Social realizará no próximo dia 27, sexta-feira, o 1º Debate Público e apresentação dos candidatos a Conselheiros Tutelares de Irati. O objetivo principal é levar a conhecimento público os postulantes ao Conselho Tutelar para o mandato 2020-2023.

O evento é aberto a toda a comunidade e será realizado na Câmara Municipal de Vereadores, das 19h às 21h. Todos os candidatos terão as mesmas condições de tempo para apresentação e o debate, que virá em seguida, irá acontecer com a aprovação dos candidatos presentes.

Os candidatos a Conselheiros Tutelares de Irati e respectivos números para votação são:

Ademir Carneiro – 222

Ana Célia Vaz – 643

Claudir Gutervil – 210

Daniele Ignacheski – 111

Dulce Cardoso – 140

Ederli – 777

Edineia Gonçalves de Oliveira – 333

Gisele Sequinel Gasparelo – 456

Jussara Nunes - 277

Marli Mufato – 123

Néli Krepki – 190

Sônia Mara da Rocha – 345

Thiago Gorte – 123

Vinícius da Guarda Mirim – 500

A comissão organizadora do evento é formada por um representante de cada uma das seguintes entidades: OAB/PR, através da Comissão da Criança e Adolescente da OAB de Irati, Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, UNICENTRO — Campus Irati, através do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A votação será no dia 06 de outubro, (domingo) das 08h às 17h. Haverá urnas na Escola Antônio Xavier da Silveira, Escola Municipal de Guamirim, Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini e Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon.

Fotos dos candidatos e seus números, bem como a localização exata das seções pode ser conferida em downloads disponíveis neste link.

Informações pelo telefone 3907 3104.

Como funcionarão o debate e a apresentação

O Debate Público aos candidatos a conselheiros tutelares irá acontecer com a presença dos candidatos que comparecerem ao evento. O auditório será aberto às 18h30 para credenciamento, feito por ordem de chegada.

Após a abertura, a mesa será composta pelo mediador e por autoridades convidadas pela Comissão Organizadora.

De início, cada candidato terá tempo de um minuto para sua apresentação. Será o momento de apresentar suas motivações, histórico de atuação, e propostas, caso seja conselheiro tutelar.

Após a apresentação acontecerão as perguntas das autoridades para os candidatos ao Conselho Tutelar. As autoridades que irão fazer as perguntas são o Ministério Público; a Ordem dos Advogados do Brasil, o Juiz Titular da Vara da Infância e da Juventude, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o Prefeito Municipal, a Comissão Regional da Infância Segura e a Secretaria de Assistência Social de Irati.

Serão sorteados a autoridade e o candidato que irá responder. Cada autoridade irá fazer até duas perguntas, sendo uma por vez, de acordo com o sorteio. E cada candidato irá responder, de uma a duas perguntas, sendo uma por vez, de acordo com o sorteio. Haverá o prazo de 30 segundos para a formulação da pergunta e de um minuto para a resposta do candidato.

Na próxima etapa do evento, o CMDCA, o NEDDIJ e a Comissão da Criança e Adolescentes da OAB (Subsecão de Irati / PR) irão formular duas perguntas para cada candidato, de acordo com os questionamentos pré formulados pelos equipamentos da REDE de Proteção da Criança e do Adolescente. A pergunta, bem como o candidato que irá responder, serão definidos via sorteio. As questões serão relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e questões da conjuntura atual. O candidato terá um minuto para a resposta.

Fechando o evento, será aberto o Debate Público. Neste momento, os candidatos farão perguntas um ao outro. O primeiro candidato que irá perguntar será via sorteio, dando a ele o direito de escolher para quem perguntar. Após a escolha do candidato, será sorteado um tema para nortear a pergunta. O candidato que respondeu dará sequência ao processo, escolhendo o candidato ao qual pretende realizar a próxima pergunta. Cada candidato só pode perguntar e responder uma vez.

Caso algum candidato já sorteado para perguntar seja escolhido para responder uma pergunta, fechando a rodada, será realizado um novo sorteio de candidato para fazer a próxima pergunta visando dar continuidade ao debate, até que todos realizem as perguntas e efetuem respostas.

A pergunta deve ser formulada em 30 segundos, tendo um minuto para resposta, 30 segundos de réplica e 30 segundos de tréplica.