Irati será pioneiro em transformar lixo domiciliar em madeira biossintética

Publicado em: 25/09/2019 15:48

Produção aliviará aterro sanitário, gerará empregos e material de alto valor

Com a emissão da Licença Prévia 167402 do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no último dia 23, a favor da empresa Atena Engenharia Industrial, Irati está prestes a se projetar como o primeiro município do Paraná a transformar 100% do seu lixo domiciliar em madeira biossintética.

Na terça-feira (24), o prefeito Jorge Derbli, acompanhado do secretário de Planejamento, João Antônio Almeida Junior, e da secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Lozinski, foi recebido na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em Curitiba, onde recebeu o documento do secretário Marcio Nunes. O diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Everton Luiz da Costa Souza, e o deputado estadual Artagão Junior também acompanharam a reunião.

O processo de obtenção desta primeira licença foi motivo de grande empenho do prefeito Derbli, pois assim que estiver em produção, a inovação evitará o aterro sanitário, gerará empregos e resultará na produção de material de excelente valor comercial.

Além do extremo e positivo impacto socioambiental, também vai abrir novos postos de trabalho, e movimentar a economia regional. A partir de sua instalação, a Atena Engenharia Industrial deverá gerar 50 empregos diretos e cerca de 200 indiretos.

Segundo Mário Mayer, consultor da empresa, “os trabalhos de adequação no barracão cedido pela Prefeitura iniciam ainda em outubro/novembro deste ano. Então será aguardada a liberação de recursos para implantação da estrutura inicial. A primeira máquina deverá ser colocada em operação entre março e abril de 2020. E, a partir disso, será iniciada a operação em grande escala”.

A primeira etapa da Atena em Irati resultará em investimentos de R$ 18 milhões em equipamentos, e que poderão chegar a R$ 30 milhões, no total.

Histórico

Em 2018, após chamamento público, a Prefeitura assinou contrato com a Atena Engenharia Industrial, do Rio de Janeiro, que efetua o processo através de tecnologia desenvolvida pela Ekological Technologies, de Novo Hamburgo (RS).

Com aprovação da Câmara, Irati concedeu área para instalação do empreendimento, onde está sendo construído barracão de 2.000 m². A vigência do contrato de captação de resíduos é de 30 anos, prevendo-se aproveitamento de 50 toneladas/dia de lixo, meta que pode ser ampliada, estendendo o processo para os municípios da Amcespar.

Polivalente

A iniciativa única, reduz drasticamente poluição ambiental e desmatamento, promove novas frentes de trabalho e aumento da renda de catadores de recicláveis.

Há ainda o benefício de evitar que lixo domiciliar vá para o aterro sanitário, onde Irati tem buscado soluções ambientalmente corretas para esta problemática há vários anos.

Inovação

O prefeito Jorge Derbli, comemora que “o município será o primeiro no Paraná a processar o resíduo urbano com a tecnologia mundial. Só existem até agora processos instalados que aproveitam o resíduo industrial”, diz.

Para deslanchar o pioneiro projeto de futuro no Estado, Irati não terá nenhum custo adicional. “Nem mesmo haverá isenção fiscal para a empresa”, complementa Derbli.

Processo

Assim que instalada, a Atena converterá o lixo domiciliar captado no município em um produto granulado, inodoro e esterilizado, o Composto Biossintético Industrial (CBSI). Através de extrusão, é moldado em formato de chapas com aspecto e consistência de madeira, de alto valor comercial.

Com ela podem ser confeccionados decks, assoalhos, móveis de todos os tipos, containers, caixas e pisos/revestimentos diversos, até aplicações mais complexas como casas pré-fabricadas, igrejas, escolas, creches e postos de saúde.