Neste DOMINGO, dia 06, acontecerá a eleição dos Conselheiros Tutelares de Irati para o mandato 2020-2023. A votação acontecerá das 08h às 17h. Haverá urnas na Escola Antônio Xavier da Silveira, Escola Municipal de Guamirim, Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini e Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon.
A localização exata das seções pode ser conferida no site oficial do Município em www.irati.pr.gov.br, e também no Facebook da Prefeitura.
Podem escolher os membros do Conselho Tutelar, brasileiros com mais de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município em que pretendem votar. O eleitor deverá comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e título de eleitor.
A apuração das urnas acontecerá na Casa dos Conselhos, a partir das 17h30, Rua Coronel Pires, 826. Informações pelo telefone 3907 3151.
O que faz o Conselheiro Tutelar
Com atribuições previstas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis desses menores.
Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até escolas. Isso acontece quando há abandono, negligência ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos, como disputa pela guarda dos filhos.
Candidatos
Os candidatos a Conselheiros Tutelares de Irati e respectivos números para votação são:
Ademir Carneiro – 222
Ana Cecília Vaz – 643
Claudir Gutervil – 210
Daniele Ignacheski – 111
Dulce Cardoso – 140
Ederli – 777
Edineia Gonçalves de Oliveira – 333
Gisele Sequinel Gasparelo – 456
Jussara Nunes - 277
Mari Mufato – 132
Néli Krepki – 190
Sônia Mara da Rocha – 345
Thiago Gorte – 123
Vinícius da Guarda Mirim – 500
A comissão organizadora do evento é formada por um representante de cada uma das seguintes entidades: OAB/PR, através da Comissão da Criança e Adolescente da OAB de Irati, Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, UNICENTRO — Campus Irati, através do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.