Concluída primeira etapa da nova Feira do Produtor

Publicado em: 18/10/2019 14:55

Esta semana foi concluída a primeira etapa de construção da nova Feira do Produtor Iratiense, onde os pilares de sustentação e cobertura foram finalizados. O prefeito Jorge Derbli e o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski foram até o local da obra, que está sendo erguida ao lado da atual feira.

Esta primeira etapa está acontecendo com recursos próprios do Município, mas a Prefeitura vem pleiteando junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, verbas para a conclusão da obra. Em reuniões com o secretário Norberto Ortigara, foram apresentados os projetos da 2ª e 3ª etapas, que envolvem aspectos gerais da edificação como paredes, fachada, divisão interna para os estandes, redes elétrica, hidráulica e de dados, praça de alimentação, sanitários e varanda coberta.

O novo espaço terá mais que o dobro da atual feira, de 400 metros quadrados, perfazendo 1.038 metros quadrados. O barracão pré-moldado, que corresponde à primeira parte das obras, foi executado pela empresa M. Lachovicz & Cia. Ltda., de Prudentópolis, vencedora da tomada de preços 021/2019. O valor desta etapa chega a R$ 170 mil.

O projeto completo, após as demais etapas serem finalizadas, prevê 18 estandes, seis cozinhas e cinco acessos, sendo um deles de vão largo, permitindo a passagem de móveis e equipamentos.

Para o prefeito “é muito bom ver que a construção está evoluindo rapidamente, e que o compromisso da administração para com os agricultores e produtores que, toda semana, vêm ao local comercializar os produtos de Irati, está se concretizando. A proposta deste projeto da nova Feira do Produtor Iratiense é para que se destaque na região, oferecendo mais conforto aos comerciantes e seus clientes”.

Para Gnatkowski, “a construção do novo espaço é mais um incentivo ao agricultor de Irati que se vê apoiado e, com isso, tem estímulos para melhorar ainda mais seus produtos e buscar a diversificação. Isto resulta na melhoria das condições dos próprios produtores e da alimentação que o cidadão de Irati acaba tendo”.

O secretário complementa que as obras terão continuidade, mesmo que seja necessário empregar mais recurso próprio da Prefeitura, e que a terceira fase, que compreende mobiliário, instalações, revestimento das bancadas em granito e outros complementos, já teve parecer favorável por parte do Governo do Estado. Assim que as novas dependências da feira estiverem concluídas, o antigo barracão em madeira será demolido, para que seja providenciado o novo estacionamento.

A Feira do Produtor Iratiense funciona neste local desde o ano de 1998. Antes disso, eram barracas separadas que funcionavam na Rua Conselheiro Zacarias, imediações da linha férrea.