Atividades de educação para o trânsito em 2012 são encerradas com premiação de concurso

Publicado em: 05/12/2012 00:00

O prefeito Sergio Stoklos participou, neste dia 05, do encerramento das atividades dos projetos de educação para o trânsito, organizados em Irati pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com diversas entidades e empresas. O evento aconteceu no Parque Aquático de Irati e foi precedido por um passeio ciclístico pelas ruas da cidade. Participantes do Projeto Trânsito é Direito de Todos: Respeite a Vida e do Programa Comunidade e Trânsito Jovem, estiveram presentes, com faixas, balões e bicicletas. Também compareceram ao evento o chefe da 2a Ciretran Ronildo Surek, a secretária municipal de Educação Zenilda Stroparo, o Capitão Juvêncio da Polícia Militar e outros membros da corporação, alunos de escolas estaduais e municipais, pais e professores. Houve premiação do concurso de produção de textos, realizado nos últimos meses, cujos trabalhos foram feitos pelos alunos de 4o e 5o ano da rede municipal de ensino a partir da abordagem em sala de aula do tema Ciclovias de Irati Qualidade do Trânsito e Segurança do Ciclista. Cartilhas educativas sobre a importância das ciclovias apoiaram o trabalho dos professores das escolas municipais de Irati, o debate sobre o tema e a produção de textos. Neste ano de 2012 foram entregues para os alunos e para a comunidade 5 mil cartilhas, 5 mil folders, mil adesivos e 100 camisetas. Parte dos itens foi distribuída em blitz educativa e parte foi destinada diretamente às escolas. Todo este material de apoio aos projetos de educação para o trânsito integra a meta social do convênio entre o Município e o Ministério das Cidades para a construção de ciclovias em Irati. Passeio ciclístico O passeio ciclístico envolveu alunos, professores, funcionários da prefeitura, integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os participantes da atividade deixaram o estacionamento do ginásio de esportes Agostinho Zarpellon Júnior às 8h30 e seguiram pela avenida perimetral João Stoklos, depois pela Vicente Machado e pela Rua Arcélio Batista Teixeira até chegarem ao Parque Aquático de Irati, onde houve o evento de premiação do concurso de produção de textos. Vencedores do concurso Ao todo, 35 textos foram selecionados pelas escolas municipais e inscritos no concurso. Os alunos autores dos oito melhores textos, premiados com bicicletas e equipamentos de segurança foram: Daiane Batista Heneroso - 4º ano, Escola Municipal Pequeno Duque; Ana Carolina Patrzyk Neves - 4º ano, Escola Municipal Ana Amaral Gruber; Thiago Borges - 4º ano, Escola Municipal José Siqueira Rosas; Alisson Rangel Alves Fogaça - 4º ano, Escola Municipal Antonina Fillus Panka; Priscila Chylajenko, 5º ano, Escola Municipal Irmã Helena Olek; Géssica Emiline Remes, 5º ano, Escola Rural Municipal de Guamirim; Lucas André Bartiechen, 5º ano, Escola Municipal João Maria Pedroso; Jaqueline Drog Rufino, 5º ano, Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo. Os prêmios para o concurso de textos foram doados pelas empresas: Calce Bem Calçados, Famma Veículos, Guará Veículos, G Center, Servopa Veículos, Banco do Brasil, Bradesco, Vivere, Spids, Cristina Calçados, Thalento, New Sound, Belli Confecções, Lojas Nair e Farmácias Trajano. Outras ações Neste ano, estiveram envolvidos na realização de palestras, teatros e blitz educativa estudantes das escolas estaduais João XXIII, Florestal Presidente Costa e Silva, Antônio Xavier da Silveira, Duque de Caxias, São Vicente de Paulo e João de Mattos Pessoa. Também colaboraram com o trabalho as autoescolas Senno, Irati, Bells e Santa Rita, membros da Secretaria Municipal de Educação, da Comissão Municipal de Trânsito, do Detran, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Estradas de Rodagem, DER.