Festa do Pêssego vende 20 toneladas de frutos

 

Publicado em: 03/12/2019 15:40

Whatsapp

 

A 41ª Festa do Pêssego de Irati, que aconteceu no último final de semana no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha, comercializou mais de 20 toneladas de frutos, entre pêssego e ameixa. Houve ainda a venda de alguma quantidade de morango, bem como de subprodutos do pêssego, como sucos e conservas.

Alguns fruticultores foram preparados para uma boa oferta de pêssego, como o caso de um deles que levou quatro toneladas para venda. Outros tiveram que repor a fruta no início da tarde de domingo (01).

Dos 15 produtores que manifestaram desejo de expor na festa, apenas 12 compareceram. Contudo, se estivessem presentes, haveria público suficiente para comprar seus produtos. A Festa do Pêssego 2019 foi uma das mais movimentadas das últimas edições, com grande circulação de pessoas no parque, principalmente no sábado (30) e domingo (01).

A promoção foi do Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura, Asfrutir, SEAB e Emater, e tendo como patrocinadores Sanepar, Cresol, Frigorifico Thoms, Caminhos do Paraná e Gás e Água Santa Clara.

Borrego foi totalmente consumido

Todos os cordeiros preparados para a Festa do Borrego no Rolete 2019 foram consumidos. A organização preparou o prato para o jantar de sexta (29) e almoços de sábado (29) e domingo (01). Assada de forma tradicional, a carne que compõe o prato típico de Irati teve diversos acompanhamentos quentes e frios, bem como o molho de hortelã (que é clássico para a carne de carneiro) e vinagrete.

A procura foi grande já no sábado, mas no domingo, o restaurante da festa ficou totalmente lotado de apreciadores do prato e, perto das 14h30, com o término dos borregos, a equipe de preparo passou a oferecer a opção carré de cordeiro. Neste horário, em sua maioria eram equipes de colaboradores do evento. Entre 800 e 1.000 refeições foram servidas.

Salão de Negócios e Feira de Sabores evidenciaram potencial da região

O Salão de Negócios deste ano foi um dos mais bem-sucedidos das últimas edições da festa. Semanas antes da promoção, todos os espaços já estavam comercializados, tanto na área interna do Pavilhão João Wasilewski quanto na área aberta.

Foi justamente o Salão de Negócios ao ar livre que chamou a atenção dos visitantes pela quantidade de novas empresas expondo e diversidade de áreas de abrangência, evidenciando o potencial da região e o crédito que a Festa do Pêssego vem obtendo como excelente vitrine de produtos e serviços.

A organização do evento confirma que grande parte dos expositores já demonstrou interesse em retornar para a festa de 2020.

O mesmo ocorreu com a Feira de Sabores, importante evento da agricultura familiar que, este ano, reuniu 14 expositores de seis municípios da região:  Irati, Fernandes Pinheiro, Bituruna, Rio Azul, Mallet e Guamiranga.

Uma grande mostra de doces, geleias, conservas, biscoitos, bolachas, sucos, cachaça, artesanato e vinhos, entre outros produtos, integraram a feira, coordenada pela Emater e SEAB, e que recebeu expressivo público visitante.

 

Shows arrebataram o público

Um dos pontos altos da Festa do Pêssego foram os shows trazidos a Irati, com artistas de grande aceitação popular.

Já na sexta, dia 29, logo após a abertura, a Banda Radio Radar iniciou oficialmente a atividades da festa com um repertório de hits próprios e covers que contagiou o público presente. O show de rock abriu também um calendário de apresentações que a banda irá fazer em todos os municípios da Amcespar.

No sábado, Edson e Hudson fizeram um show que fez tremer literalmente o Parque Aquático de Irati, com a apresentação dos maiores sucessos da dupla, e grande empatia com o público que cantou junto cada canção. O público, aliás, foi recorde de todos os anos anteriores, onde Guarda Municipal e equipe de organização levantaram o perímetro e presença por metro quadrado na metade do show, chegando ao número aproximado de 12 mil pessoas. Mesmo bem após a apresentação da dupla, a dispersão no parque só começou a ocorrer após 23h30.

No domingo (01), também no palco principal do Parque Aquático, foi a vez da programação “Minha Cidade é Massa”, trazida pela equipe da Rede Massa de Televisão, e apresentada por Daniel Petroski, Jocelito e Pikeno, Pri Koteski e Josy Tibério. Às 14h, tiveram início os artistas locais e distribuição de brindes ao público presente. Na sequência vieram as apresentações da Rede Massa, em que subiram ao palco, pela ordem, o DJ Luan (Alfredo Borba), a dupla Igor e Léo, o cantor Fábio Mahan, a dupla Kelvin e Kauan, o cantor e compositor Danimar e Edu Chociai.

Os nomes de maior peso e que fecharam a grade de apresentações foram Gilberto e Gilmar e Loubet.

Abertura da Festa do Pêssego teve prestígio de autoridades

A 41ª Festa do Pêssego de Irati teve cerimônia oficial de abertura às 20h30 de sexta (29) e contou com o prestígio de diversas autoridades regionais e abrilhantada pela Banda Marcial CAIC João Paulo 2º.

Participaram da solenidade a rainha da festa, Karen Laisi Ribas, a 1ª princesa, Erica Aparecida Valenga, a 2ª Princesa Marcella Kuzma Fleischer, o prefeito Jorge Derbli, os secretários de agricultura, Raimundo Mundio Gnatokowski e de Cultura, Alfredo Van der Neut (que também é o presidente da Asfrutir), o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior Benato, o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, a chefe do Núcleo Regional da SEAB, Adriana Baumel, o gerente do Escritório Regional de Irati da Emater, Amílcar Afonso Marques e a supervisora regional da Adapar, Elizabete Brown Rodrigues.

Compareceram à abertura também a presidente do Provopar, Maria Nilda Girardi, representando a 8ª Cia. Independente da Polícia Militar do Paraná, o Major Joas, o ex-prefeito Toti Colaço, o presidente da Câmara, Nei Cabral e os vereadores José Bodnar, Wilson Karas, Alberto Schereda e Soldado Elias.

Falando em nome da Asfrutir e dos fruticultores, o secretário de Cultura Alfredo Van der Neut, saudou “os produtores que se dedicam o ano inteiro para garantir a qualidade e o sabor do pêssego do pêssego que é oferecido ao público”. O secretário comentou a relativa perda de produção da safra deste ano, em razão de problemas climáticos, mas que não afetou a qualidade do fruto. E cumprimentou o prefeito Jorge Derbli e sua equipe por se esforçarem em honrar e manter a tradição da Festa do Pêssego que já tem mais de 40 anos.

Raimundo Gnatkowski, o secretário de Agricultura, descreveu seu pronunciamento sobre a festa como uma “mensagem de gestão”. Ele citou que “em 2017 foi iniciado um resgate da Festa do Pêssego. Em 2018, o início do sucesso e, em 2019, a confirmação da grandiosidade do evento”. O secretário ainda enfatizou a distribuição de 4.000 mudas de pêssego aos fruticultores, através de parcerias, ao longo da atual gestão.

O presidente da Amcespar, Júnior Benato, classificou a Festa do Pêssego como “evento de todos os municípios da região. Irati é nossa sede, é nossa mãe, que nos recebe, mas também nos oferta os serviços que sedia e promoções como esta”. O presidente da Câmara de Irati, Nei Cabral, comentou que “o prefeito Jorge Derbli, além de ter uma equipe competente e organizada, para finalizar obras paradas, ainda tem a felicidade de ter setor que coordena eventos que são verdadeiro espetáculos, como o rodeio e esta festa, pra citar apenas estes”.

O prefeito Jorge Derbli, antes de declarar oficialmente aberta a 41ª Festa do Pêssego, fez uma retrospectiva do Parque Aquático, que sediou o evento. “Agradecendo a todos que estão aqui, nesta festa que Irati e região merecem, lembro que nosso parque, em 2019, está completando 30 anos. Com as obras iniciadas no mandato do ex-prefeito Alfredo Van der Neut, transformou-se em importante cartão postal que recebe grande promoções. É por isso que estamos investindo em obras e melhorias neste local, para que sejam usufruídas pela população”. A convite de Derbli, o ex-prefeito Antônio Toti Colaço Vaz, dirigiu algumas palavras aos presentes, e parabenizou o atual chefe do executivo “pela propriedade e respeito em dar continuidade a muitas coisas bonitas do passado, uma delas esta que valoriza nossos fruticultores”.