Guarda Municipal de Irati é uma realidade

Publicado em: 10/12/2012 00:00

Aconteceu no sábado, dia 08, a formatura da Guarda Municipal de Irati. Idealizada pela administração municipal ao longo do seu mandato no período 2009-2012, a proposta foi concretizada com concurso específico no ano de 2011 e ganhou estrutura ao longo deste ano, quando o primeiro grupo de guardas passou por treinamentos e cursos a fim de se habilitarem para o pleno exercício da função. Entre as capacitações, os primeiros efetivos da GUARDATI, como foi nominada a Guarda Municipal de Irati, passaram por 90 dias de repasses de conhecimentos específicos em Ponta Grossa, junto à Polícia Militar e à guarda Municipal daquele município. Na cerimônia de formatura do último dia 08, integrantes da Guarda Municipal de Ponta Grossa compareceram ao Ginásio Municipal de Esportes. A Guarda Municipal de Irati (GUARDATI) tem em sua chefia o Comandante Ernani de Mattos. Seu gabinete de comando está instalado na área central do Parque Aquático, onde antigamente funcionou uma lanchonete. O telefone é o 3907 3088. Atribuições São atribuições da Guarda Municipal de Irati: Exercer a guarda interna e externa sobre os bens móveis e imóveis, serviços e instalações, tais como parques, jardins, escolas, teatros, museus, bibliotecas, mercados, feiras-livres e outros de domínio público do Município de Irati, no sentido de protegê-los dos crimes contra o patrimônio, orientar o público e o trânsito de veículos em situações especiais, prevenir a ocorrência, internamente, de qualquer ilícito penal, controlar a entrada e saída de veículos nos locais já mencionados e prevenir sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio público. Cabe também à Guarda Municipal promover a vigilância das áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do município, bem como preservar mananciais e a defesa da fauna e da flora. Outra função da GUARDATI é garantir os serviços de responsabilidade do Município, e, desta forma, vem sua ação fiscalizadora no desempenho da atividade de polícia administrativa, nos termos das Constituições Federal e Estadual e da Lei Orgânica Municipal de Irati. Outras responsabilidades A GUARDATI deverá atuar em sintonia com os organismos policiais do Estado dentro de suas atribuições específicas e colaborará, quando solicitado, com tarefas atribuídas à defesa civil na ocorrência de calamidades públicas e grandes sinistros. A Guarda Municipal de Irati, a critério do Município, também poderá receber atribuições delegadas para autuar, fiscalizar ou desempenhar atribuições de outras alçadas. Apresentação aconteceu durante festa A Apresentação da Guarda Municipal de Irati foi feita pelo prefeito Sergio Stoklos na abertura oficial da 34ª Festa do Pêssego, no último dia 02, no Parque Aquático. O primeiro grupo da GUARDATI, composto por 20 elementos, atuou inclusive na segurança do evento, colocando em prática os conhecimentos agregados em curso de formação. Conta também com veículo próprio, adequado para serviços de patrulha, apoio planejado e outras funções que a atribuição exige. Stoklos foi enaltecido no pronunciamento de autoridades pelo empenho e coragem em oferecer mais este recurso de segurança ao cidadão iratiense, mesmo com todas as dificuldades burocráticas e financeiras que a reta final de um mandato acarreta. A Guarda Municipal de Irati foi promessa de campanha e uma das metas do programa de governo da gestão 2009-2012, junto com apoio para a instalação da Rotam e apoio à criação da Companhia de Polícia Independente, também concretizadas nesta administração.