Sede da Patrulha Maria da Penha de Irati é inaugurada

Publicado em: 23/01/2020 11:37

No último dia 23 foi inaugurada a sede própria da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati. A cerimônia aconteceu às 10h, em espaço totalmente adequado para seu funcionamento, localizado anexo ao Centro Administrativo Municipal (CAM).

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati foi criada, por Lei, para contribuir com as estruturas existentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. Irá funcionar em expediente normal, mas também em sistema de plantão 24 horas, todos os dias da semana.

Nos dias atuais, prevenir e combater a violência contra as mulheres iratienses é tarefa das mais complexas e exige, como política pública, a articulação de diferentes serviços em uma rede integrada de atenção à mulher que vive em situação de violência.

Além da sede própria, a Administração Municipal está colocando à disposição dos servidores dois veículos para o desenvolvimento dos serviços. A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Irati, efetuou a doação de mesa e cadeiras para atendimento às mulheres na sala de escuta especializada.

Além do prefeito Jorge Derbli, prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara de Irati, Nei Cabral, o vereador Edson Luis Elias, o Juiz da 1ª Vara Cível, da Fazenda Pública e Acidentes do Trabalho e diretor do Fórum da Comarca de Irati, Dr. Henrique Kurschedt, o Delegado de Polícia de Irati, Dr. Paulo Cesar Eugênio Ribeiro, o Comandante da 8ª Cia. Independente de Polícia Militar, Major Joas Marcos Carneiro Lins, o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Irati, Claudio Adão, o  comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre, a  presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Dra. Sônia Mara Gerchevski, o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, a presidente da Liga Feminina Iratiense de Combate ao Câncer, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, secretários municipais e outras autoridades e funcionários.

Declarações de autoridades

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Irati, Claudio Adão, declarou que “Irati dá um passo muito importante, pois nós vemos hoje, na mídia, as notícias de violência contra a mulher proliferarem. Trabalhando junto com a sociedade organizada, esta Patrulha será fundamental para proporcionar mais segurança às mulheres em situação de risco”. A presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Dra. Sônia Mara Gerchevski, fez um resumo da evolução da implantação do novo serviço em Irati e a mobilização de todos os segmentos para que o novo atendimento fosse concretizado. E comentou ainda que “este passo é um avanço muito grande para Irati ter uma Delegacia da Mulher, que atenderia demais municípios da região”.

O comandante da 8ª Cia. Independente de Polícia Militar, Major Joas Marcos Carneiro Lins, parabenizou “todos que se envolveram na iniciativa, e que possibilitaram que Irati passasse a ser uma das poucas cidades que têm este tipo de acolhimento, acompanhamento social e psicológico no Paraná”.

Para o Juiz da 1ª Vara Cível, da Fazenda Pública e Acidentes do Trabalho, Dr. Henrique Kurschedt, “há uma lei bastante protetiva para a mulher, mas se não existe uma estrutura pública para que se cumpra esta lei, isto dá uma falsa sensação de segurança para a mulher que é vítima deste tipo de violência e desestimula as demais a procurarem a justiça e o Poder Público por ajuda”.

Nei Cabral: “estamos colhendo um fruto de uma semente lançada lá no início do governo Jorge Derbli, de efetiva proteção às mulheres que passarão a contar com o atendimento de uma equipe capacitada”.

O prefeito de Imbituva Bertoldo Rover enalteceu “a coragem da administração em investir na importância de oferecer mais proteção às mulheres e às famílias com uma obra de auxílio à segurança pública”.

Para o prefeito de Irati, Jorge Derbli, “é uma conquista que vai ficar na história do Município, não só pelo espaço apropriado, não só pelos dois veículos novos e nem pela Guarda preparada para atender estas ocorrências. Mas para romper com um sistema nocivo em que a mulher sofre violência e, sem recurso, permanece junto do agressor”. O prefeito ressaltou que, “segundo a Procuradoria do Município, em Irati temos 374 medidas protetivas, em que o cidadão não pode se aproximar da mulher, em razão de violência cometida”.

Atuação

No cotidiano dos serviços, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati atenderá as vítimas de violência doméstica e familiar que solicitam as medidas protetivas previstas em lei. Para tanto, recentemente todo o efetivo da Guarda Municipal realizou Curso de Formação sobre a Lei Maria da Penha, ministrado por oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Como estabelece a Lei, para garantir a efetividade dos serviços propostos as ações serão desenvolvidas de forma integrada entre as secretarias municipais, as autoridades e a sociedade civil organizada.

Segundo a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), até 2019, os municípios paranaenses que possuem atuação da Patrulha Maria da Penha são Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo, Arapongas, Ponta Grossa, Sarandi, Maringá, Cascavel, Pontal do Paraná, Araucária, Paranaguá, São Miguel do Iguaçu, São José dos Pinhais, Guarapuava e Apucarana.