Comissão gestora apresenta Praça do PEC aos moradores

Publicado em: 12/12/2012 00:00

O Grupo Gestor de Acompanhamento do projeto de construção da Praça dos Esportes e da Cultura PEC - em Irati, e as secretarias municipais de Planejamento e de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo apresentaram no último dia 10, o projeto do complexo que está sendo instalado próximo aos Núcleos Residenciais Joaquim Zarpellon e Daniel Bini, na Vila São João. A reunião de explanação aconteceu na Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, a partir das 19h30, reunindo pessoas dos bairros próximos à obra. A abertura foi feita pela Secretária Municipal do Bem Estar Social, Habitação e Cidadania, Maria Helena Orreda, que apresentou à comunidade presente os aspectos gerais do empreendimento. Também se pronunciaram sobre a praça, que está em estágio avançado de construção, o Secretário Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diórgenes Ditrich, a Secretária Municipal de Planejamento e Coordenação, Cleide Aparecida da Cruz Andrade, e a responsável pelo Projeto Social do novo espaço de Irati, Sandra Maria de Almeida. Acompanharam ainda a apresentação, os coordenadores das oficinas sobre a Praça do PEC, como vem sendo chamada, e que acontecerão na mesma escola, a diretora do estabelecimento, Elza Valenga, e integrantes da equipe de transição do prefeito eleito, Odilon Burgath. Mais de R$ 2 Milhões A Praça dos Esportes e da Cultura é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. Idealizada em conjunto pelos Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça, e Trabalho e Emprego, a praça integra num mesmo espaço físico programas e ações setoriais destes Ministérios, visando a promoção da cidadania e a redução da pobreza nos territórios onde vem sendo implantada. Em Irati a obra terá área construída de 1.035 metros quadrados, no modelo de praça de 3.000 metros quadrados, tamanho intermediário entre os três previstos pelo projeto. Serão edificados dois prédios multiuso que contarão com CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. A obra encontra-se atualmente com mais de 50% de execução. O valor do investimento, entre construção e mobiliário ultrapassa os R$ 2 milhões. Unidade Gestora Local Para acompanhamento e interlocução durante o período da obra, deve-se obrigatoriamente ser criada por ato administrativo uma Unidade Gestora Local (UGL), onde através da apresentação da mesma fica condicionado o pagamento da primeira medição. A UGL de Irati, nomeada através da Portaria 183/2011 é composta pelo Coordenador Geral e de Esportes, Rafael Ruteski; Coordenador de Inclusão Digital, Josmar da Silva; Coordenadora da Cultura, ??ngela Pauluk; Coordenador de Engenharia, Diorgenes Ferreira Ditrich; Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Cleusi Teresinha Menon; Coordenadora da Assistência Social, Maria Helena Orreda e Coordenadora de Segurança Cidadã, Jorgete Flores. Atividades Na reunião do dia 10 na Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, a comunidade acompanhou uma apresentação de slides que detalham aspectos da Praça do PEC e os estágios de sua implantação junto à comunidade. Gravuras, plantas, dados técnicos, plano de trabalho do espaço, etapas já cumpridas, entre outros, foram apresentados às famílias presentes. O cronograma do projeto estabelece que, a partir de janeiro de 2013, ocorrerão oficinas toda 3ª quarta-feira de cada mês, e que na 1ª quarta-feira de cada mês, a partir de fevereiro de 2013, ocorrerão reuniões. Ambos os estágios serão sempre às 19h, nas dependências da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo. Este encontro do dia 10, à noite, foi mais um componente da série de eventos programados para mobilizar a comunidade e orientar sobre como utilizar futuramente o complexo esportivo e cultural que Irati conquistou através da atual gestão.