Orla da ferrovia é preparada para futuro parque linear

Publicado em: 13/12/2012 00:00

Há cerca de 30 dias a Prefeitura de Irati vem adequando a orla da ferrovia, no trecho entre as ruas Coronel Emílio Gomes e Vicente Machado. Os serviços que começaram com limpeza, remoção de mato e entulhos e terraplanagem, estão agora na fase de implantação de luminárias especiais naquele terreno que fica na área central da cidade. O secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diórgenes Ditrich, explica que estas obras compõem apenas uma das etapas integradas para a instalação de um futuro parque linear ao longo da ferrovia. Trata-se, portanto, de deixar preparada a área para acolher futuramente, na próxima e em outras gestões, quadras esportivas, parques infantis, academias ao ar livre, pista de caminhada e ciclismo, além de outras estruturas que ocupem racional e saudavelmente aquele espaço. Ditrich argumenta que há necessidade de expandir e aproveitar a área que margeia a linha férrea, buscando melhor utilização por parte da comunidade, eliminando pontos mal iluminados, inclusive para coibir ação de desocupados, e transformando aquela área nobre e de uso comum da população de Irati em mais uma alternativa voltada ao lazer e recreação. 1ª etapa: 23 postes A orla de domínio público da extinta Rede Ferroviária Federal que está recebendo as benfeitorias, encontra nesta região da cidade outro importante projeto realizado nos últimos anos no município: o Eixo de Integração Linha Viva. Idealizado para equacionar o fluxo de veículos entre os diversos pólos municipais e entre os dois extremos da cidade, o Linha Viva cumpre ainda o papel essencial de desviar o trânsito pesado das ruas centrais. Porém, agregado às justificativas funcionais, o projeto também deu nova roupagem aos trechos da orla da linha férrea em que foram aproveitados os espaços ociosos existentes. No segmento entre as ruas Coronel Emílio Gomes e Vicente Machado, por exemplo, estão sendo instalados no local, 23 postes de 12 metros de altura, com três pétalas de iluminação cada um. Ao todo, só neste local, serão 69 luminárias de 250 watts. No bairro Canisianas, também já está sendo iniciado serviço semelhante, em área paralela à Rua Coronel Sabóia. Áreas de utilidade pública Buscando evitar que ocorra invasão de residências irregulares nas margens da ferrovia, o que já foi constatado no passado, o prefeito Sergio Stoklos emitiu no dia 05 deste mês o Decreto 512/2012, que declara de utilidade pública toda a orla de domínio público da extinta Rede Ferroviária Federal, no circuito que abrange a Linha Viva, em toda a sua extensão. O decreto justifica seu teor para que se proceda nos locais estabelecidos a implantação de inúmeras obras paisagísticas, de recreação, esporte e lazer, o que poderá futuramente constituir o referido Parque Linear. Estão relacionadas na categoria de utilidade pública, de acordo com o documento, a área acima da linha entre a Rua Coronel Emílio Gomes (proximidades do SESI) e a Avenida Vicente Machado, que está com obras em execução neste momento e a área que margeia paralelamente a Linha Viva, entre a Estação Ferroviária Central e o seu término na Rua Abílio Carvalho Bastos.