Atualização do rebanho em Irati ainda é baixa
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) comunica que em 2020, excepcionalmente, está ocorrendo apenas uma Campanha de Atualização de Rebanho, que iniciou em maio e vai até novembro. O Estado do Paraná atualmente é Livre de Febre Aftosa SEM VACINAÇÃO, e desde 24 de outubro de 2019, através da lei nº 332, as campanhas que eram de vacinação contra a doença foram substituídas por "campanhas de atualização do rebanho", nos meses de maio e novembro.
Em Irati existem 1.348 propriedades cadastradas com animais na ADAPAR, sendo que somente 318 já atualizaram seu rebanho. Isso equivale a apenas 23,6% do total que deve efetuar a atualização.
O rebanho bovino é de 11.372 cabeças, porém devem preencher o comprovante todos os produtores de animais, não só os criadores de gado. Proprietários de ovinos, caprinos, suínos e equinos também precisam atualizar.
Diante das dificuldades impostas pela pandemia, a Secretaria de Agricultura de Irati está auxiliando os produtores nessa atualização, e está entregando os comprovantes nas comunidades, para que possam ser distribuídos aos produtores. De posse do documento, estes produtores deverão preencher, por a data, assinar, e enviar foto do comprovante via WhatsApp para a ADAPAR, no número 3421 3504.
Desta forma, evita-se a aglomeração de pessoas, e facilita mesmo para aqueles que moram mais longe da cidade. Os comprovantes de atualização também estão disponíveis nas lojas veterinárias.
A ADAPAR de Irati solicita a colaboração dos criadores para que façam a atualização o quanto antes, sem deixar para a última hora. Em caso de dúvidas, ligar para o telefone 3421 3504.