Escola Matilde Araújo do Nascimento é inaugurada

Publicado em: 13/12/2012 00:00

A inauguração da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, construída no Centro Cívico, aconteceu no último dia 12, reunindo pais de alunos, professores, autoridades e familiares da educadora homenageada na escolha do nome da instituição. A nova escola tem 1.053 m2 de área construída e foi feita com investimento de R$ 1,34 milhões. Deste montante, R$ 1,04 milhões foram custeados pelo Município e R$ 300 mil repassados do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento possui seis salas de aula, banheiros, banheiros adaptados, laboratório de informática, biblioteca, praça de alimentação, área de lazer, cozinha industrial, copa, depósito, muro, gradil, rampas, áreas próprias para a estimulação visual, pisos táteis e barras de proteção. Este é um espaço que foi muito sonhado, muito buscado e hoje comemoramos e agradecemos todas as pessoas que deram a sua colaboração, disse a secretária municipal de Educação Zenilda Stroparo. Ao comentar o trabalho para que a escola pudesse ser construída, ela afirmou quando a gente busca educação de qualidade, que faça sentido na vida das pessoas, a gente não vê dificuldades, pois estamos comprometidos, pensando nas crianças, em formá-las com qualidade. Neste contexto, a secretária citou os avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, que foi sendo elevado gradativamente nos últimos anos e de 3,9 em 2005 chegou a 5,6 em 2012. Para a continuidade dos avanços, Zenilda conclamou os pais e a comunidade a sempre participarem dos projetos do setor. O presidente da APMF, José Valdecir Pedroso, agradeceu o prefeito Sergio Stoklos e a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelas obras. Também enfatizou que cada vez que uma escola é inaugurada, abre-se um campo muito grande de conhecimento e de cultura. Na mesma linha de raciocínio, o prefeito eleito Odilon Burgath, disse que investir em educação é investir no futuro e se comprometeu a buscar meios para complementar a infraestrutura da escola Matilde do Nascimento e das demais escolas da rede municipal de ensino. Com o apoio de toda a comunidade, vamos continuar com as grandes obras, afirmou Burgath. O prefeito Sergio Stoklos lembrou que desde 2006 a administração vem trabalhando para a edificação desta escola. Fomos atrás de recursos e de terreno, inicialmente tentamos negociar um terreno no bairro Gomes, em local mais próximo, mas não deu certo, então houve a liberação judicial desta área, buscamos verbas federais com o apoio do deputado ??ngelo Vanhoni e complementamos com recursos municipais para poder realizar a obra, comentou Stoklos. Ele também atribui a conquista da escola à demanda, à necessidade de um espaço próprio, que foi trazida ao Executivo Municipal pelos professores e pais dos alunos. Hoje vemos que os alunos, professores e funcionários estão dando vida a este espaço, que se transformou em algo muito pulsante; sinto-me feliz em entregar esta escola, finalizou o prefeito. Mais de 200 alunos são atendidos A escola Matilde do Nascimento atende mais de duzentos alunos, matriculados do Jardim III ao 5o ano, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo que 120 permanecem no ensino de tempo integral, oferecido através do Projeto Mais Educação, do Governo Federal. Até meados de outubro, a instituição funcionava junto ao Colégio Estadual Duque de Caxias e era denominada Escola Municipal Pequeno Duque. O espaço físico era insuficiente para comportar todos os alunos e os estudantes do Centro de Educação Especial participavam das atividades letivas em um prédio alugado pelo Município. Com a construção da nova escola, foi possível promover a integração dos alunos que possuem deficiências visual, auditiva ou intelectual aos demais. Matilde do Nascimento A escolha do nome da escola presta homenagem à professora Matilde Araújo do Nascimento. Formada no magistério em Irati, ela foi nomeada professora em 1950 para atuar na escola do bairro Rio Bonito. Depois trabalhou no Colégio Duque de Caxias, onde também exerceu o cargo de diretora, durante 14 anos. Matilde Araújo do Nascimento faleceu em março de 2007. Presentes Participaram da inauguração da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento a diretora da escola Silmara Aparecida Thomaz e os demais funcionários, o presidente da Câmara Municipal Laudelino Antonio Filipus, o vereador Vilson Menon, secretários municipais e chefes de departamento, membros da equipe da próxima gestão, Davi Nascimento e Inácio Nascimento respectivamente, filho e irmão de Matilde do Nascimento.