Clínica de hemodiálise ganha ala João Stoklos

Publicado em: 19/12/2012 00:00

Foi inaugurada no último dia 18, a ampliação da clínica de hemodiálise de Irati. A cerimônia transcorreu na própria Clínica Renal Iraty, que funciona em área anexa à Santa Casa de Irati. A nova ala, que duplica a capacidade de atendimento da clínica dos atuais 70 pacientes, para 140, ganhou o nome João Stoklos, através de consenso entre o diretor do estabelecimento, Paulo Henrique Fraxino e o provedor da Santa Casa, Germano Strassmann. A idéia foi homenagear o pai do prefeito Sergio Stoklos, em função do empenho do prefeito em levantar os recursos fundamentais para a ampliação do espaço físico que era necessário. R$ 250 mil O Conselho Municipal de Saúde, através da resolução 09/2011, aprovou que o Município repassasse R$250 mil para a Santa Casa de Irati ampliar a estrutura física da Clínica de Hemodiálise. O Conselho se sensibilizou e apoiou a decisão do prefeito Sergio Stoklos, pois sabe a importância dos serviços prestados às pessoas que necessitam de tratamento renal, comentou a secretária municipal de Saúde, Deise Daniliszyn. Atualmente, 70 pessoas estão sendo atendidas pela Clínica Renal Iraty, escalonados em três turnos. São três sessões semanais para cada paciente, com duração de quatro horas. O prédio que abriga todo o complexo, com 465 m², foi inaugurado em 2003, e já apresentava limitações para o atendimento do público proveniente de todos os municípios da microrregião. Janeiro As atuais instalações da Clínica Renal Iraty, apesar de adequadas tecnicamente, já não comportavam a demanda pela necessidade regional do atendimento em hemodiálise. Segundo Paulo Fraxino, diretor da clínica, com o aporte municipal, a capacidade física de atendimento vai dobrar, e a estrutura total de funcionamento da clínica será extremamente beneficiada. Além da ampliação de 237 m² que, argumenta Fraxino, permitirá a instalação de outras 12 máquinas de hemodiálise, o espaço vai comportar também um posto de enfermagem, uma sala de reprocessamento de filtros e também uma ante-sala para preparo dos pacientes. Segundo o diretor da Clínica Renal Iraty, a nova ala estará apta a começar a funcionar a partir do dia 7 de janeiro. Homenagens Além de João Stoklos (in memorian), pai do prefeito Sergio Stoklos, que foi homenageado com a nova ala da hemodiálise que leva seu nome, o próprio prefeito de Irati foi alvo de várias homenagens e agradecimentos. O presidente da AMCESPAR e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Junior, comparou Stoklos ao espelho em que mira para atuar administrativamente como político, pois é um tipo de gestão moderna e arrojada que serve de modelo para todas as demais. Junior também lembrou a iniciativa do prefeito de Irati em se oferecer para buscar alternativas que levantassem o recurso necessário para ampliação da clínica. O provedor da Santa Casa, Germano Strassmann fez um agradecimento sensibilizado a Stoklos, cuja determinação em providenciar o auxílio financeiro foi fundamental para a obra. Buscamos diminuir custos da construção sem comprometer a qualidade da obra, e graças ao empenho do prefeito de Irati esta nova ala é realidade, com instalações modernas, adequadas e aptas para o funcionamento imediato, destacou Strassmann. Odilon Burgath, prefeito eleito de Irati para o período 2013-2016, comprometeu-se a manter o nível de colaboração do município com a Santa Casa e reafirmou o compromisso com a saúde da população de Irati. Burgath também fez menção à dedicada administração de Stoklos. Paulo Fraxino, diretor da Clínica Renal Iraty, fez um resumo histórico da casa. Desde o início do processo, na gestão do então prefeito Toti Colaço, até o impasse quando a clínica chegou ao limite da sua capacidade de atendimento. Ao reverenciar a administração Stoklos, Fraxino também citou um por um todos os integrantes da clínica de hemodiálise e, agradecendo a todos, emocionou-se em seu discurso. A atriz iratiense, Denise Stoklos, irmã de Sergio Stoklos, também presente ao evento inaugural, descreveu a vida do seu pai, João Stoklos, de origem humilde, e as atividades profissionais que abraçou ao longo da vida. Denise vinculou a abnegação do pai ao espírito empreendedor do irmão na administração municipal. O prefeito Sergio Stoklos encerrou os pronunciamentos comentando os avanços de Irati nas áreas de saúde e educação, que considerou vitais em seus oito anos à frente do executivo iratiense.