Publicado em: 27/12/2012 00:00
Desde a última semana, alguns pontos da área urbana de Irati estão recebendo a estrutura para instalação de câmeras de segurança, que irão monitorar locais de grande concentração de público. Assim que estiverem instalados os sete primeiros equipamentos, as imagens captadas serão enviadas em tempo real à 8ª Companhia Independente de Polícia Militar no Bairro Rio Bonito para que, futuramente, em conjunto com a Guarda Municipal, possam atuar.
Os locais deste primeiro lote de câmeras foram apontados pelo comando da Polícia Militar de Irati e, em seguida, avalizados através de estudos de uma empresa especializada na área de segurança urbana que veio a Irati para fazer o levantamento e sugerir pontos estratégicos para a instalação dos aparelhos.
A aquisição foi feita através de patrocínio do setor privado, onde empresas se quotizaram para levantar o valor da compra do equipamento. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também contribuiu com monetário para a compra dos aparelhos repassando ao Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) recursos provenientes da venda de madeiras aprendidas. O CONSEG, por sua vez, repassou estes equipamentos para o município, que ficará responsável pela manutenção dos mesmos.
Avanço tecnológico em prol da segurança
O Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Renato dos Santos Taborda, explica que a previsão é que todas as primeiras câmeras de segurança urbana de Irati estejam operantes já a partir do início do ano que vem, possivelmente na primeira quinzena de janeiro. Trata-se de uma ferramenta a mais para que possamos atuar na segurança do cidadão de Irati. ?? um importante avanço tecnológico que a Polícia Militar de Irati obtém, com o intuito de prevenir atitudes ilícitas e inibir a criminalidade, argumenta o comandante.
As imagens capturadas pelo sistema, ainda de acordo com Taborda, são de cunho judicial, restritas ao serviço da 8ª Companhia. As imagens ficam armazenadas no sistema de monitoramento por um período específico, para fins de checagem de eventuais situações, mas não são descartadas após esse prazo. Todo o conteúdo, passado o período de armazenamento, é transferido do aparato central para um HD externo, ainda assim permitindo qualquer futura consulta.
Segundo a Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, já há um planejamento para futura expansão deste sistema de monitoramento, com a instalação de mais 20 câmeras de segurança.
Locais onde estarão as câmeras
As primeiras câmeras de segurança urbana de Irati já contam com pontos específicos para instalação, onde foram fixados os postes que, em breve, receberão os pontos de energia para alimentação dos equipamentos.
No Parque Aquático serão duas câmeras que estarão dispostas entre as ruas Expedicionário José de Lima e Caetano Zarpellon.
Os outros equipamentos de segurança serão afixados na Rua Pacífico Borges com Vicente Machado, na Rua Coronel Emílio Gomes proximidades do Banco Itaú, Rua 15 de Novembro com a Rua Doutor Munhoz da Rocha, Rua Doutor Munhoz da Rocha com Rua 15 de Julho e Rua Edgar Távora com Rua Dona Noca.
Todas as câmeras, do padrão speed dome, funcionarão em regime 24 horas, e permitem avançado zoom analógico, permitindo a ampliação de pequenos detalhes na imagem capturada.