Cancha de bocha do Parque Aquático inaugurada dia 30

Publicado em: 27/12/2012 00:00

A Cancha de Bocha do Parque Aquático será inaugurada neste domingo, dia 30, às 10h30. A nova data foi considerada mais adequada para reunir desportistas praticantes desta modalidade. A edificação tem 192,41 m2 de área total, incluindo pista e espaço para circulação. O projeto desta obra segue as normas oficiais para a prática do jogo de bocha e foi construída conforme o sistema padrão adotado pela Confederação Brasileira de Bocha. Com a construção da cancha de bocha no Parque Aquático, os praticantes deste esporte terão acesso a um espaço público adequado para a competição e o lazer. A obra foi executada com recursos próprios da ordem de R$ 63,3 mil. Irati já foi campeão regional na modalidade O professor Antonio Alceu Jacopetti, organizador e coordenador de várias competições de bocha em Irati, comenta que o município deve possuir cerca de 40 adeptos da modalidade. Já houve uma Associação de Bocheiros, que no momento não está ativa, mas Irati sempre teve muitos adeptos do esporte. Nos últimos anos, quem conduziu a bocha iratiense foi o Clube Sete, onde são realizados todos os jogos abertos. Jacopetti também destaca a mobilização dos associados do Clube Sete para construção de uma nova cancha, moderna, no padrão de carpete e MDF. O bocha é uma modalidade de esporte que reúne amigos, que não gera intrigas, destaca o professor. E entusiasma-se em comentar que Irati chegou a ser campeão de regionais há quatro anos atrás, e ao fato do município já ter contado com grandes equipes desta prática esportiva como o Gedequim, Riozinho e Gutierrez. No último dia 11 deste mês, aconteceu no Clube Sete o encerramento do Campeonato Individual de Bocha, dirigido por ele, que teve como Campeão José Augusto Siquinel e como Vice-campeão Lineu Rodrigues de Oliveira. Resumo histórico da bocha A bocha tem sua origem em 3 a 4 mil anos antes de Cristo. Nesta época, o esporte era praticado com pedras esféricas no Egito e na Grécia Antiga, como forma de passatempo. O esporte da bocha surge na Itália, no período dos imperadores, datado entre 68 / 69 depois de Cristo, o chamado bocce, tinha festivais organizados por nobres e governantes, criando o profissionalismo. A versão italiana da bocha consiste em rolar esferas pelo chão em direção a algum objetivo. Com a expansão do exército romano, a modalidade foi difundida pela Europa. Em 1500, o esporte já era praticado na França, Espanha, Portugal e Inglaterra, com diversas alterações na regra que culminaram na popularidade que o esporte tem atualmente. Brasil e América do Sul Na América do Sul o esporte também chegou pelas mãos dos italianos. Os imigrantes trouxeram a prática para a Argentina e depois para o Brasil, através do Rio Grande do Sul. Desde então o esporte vem sendo praticado em Clubes, Centros Comunitários, Empresas, Sindicatos, Paróquias, Praças, Praias e CTGs, organizando jovens, homens, mulheres e veteranos na pratica esportiva. Atualmente a entidade que representa o esporte pelo mundo é a Confederação Mundial de Bocha, com confederações nos continentes, como a Confederação Pan-Americana de Bocha. Aqui no Brasil, o esporte foi reconhecido como tal em 1943. A Confederação Brasileira de Bocha tem como filiadas a Federação de Bocha do Paraná, Federação Paulista de Bocha, Federação Bochólila do Estado do Rio de Janeiro, Federação Gaúcha de Bocha, Federação Brasiliense de Bocha, Federação Catarinense de Bocha, Federação Espiritossantense de Bocha, Federação Matogrossense de Bocha, Federação do Mato Grosso do Sul de Bocha e Federação Mineira Bochófila. Os clubes são filiados em sua maioria em ligas municipais e regionais. As Federações nos Estados são filiadas à Confederação que, por sua vez, é filiada à Associação Sul-Americana de Bocha. Campeonatos Em 1944 em Buenos Aires foi realizado o primeiro Campeonato Sul-Americano de Bochas, mas o Brasil só foi representado no ano de 1957. O primeiro Campeonato Mundial foi em 1951. A partir da década de 60 a bocha firmou-se no país, com a evolução técnica de nossos atletas e a conquista de novos adeptos; em 1966 as mulheres iniciaram sua participação. Os atletas paraolímpicos têm a bocha de forma tão consolidada que o esporte compõe a lista das modalidades mais disputadas nas Paraolímpiadas. Hoje os jovens são em grande maioria os que disputam os campeonatos estaduais e nacionais, tanto na categoria feminina como masculina. Apesar do velho conceito de que a bocha é "esporte para idosos", a bocha é praticada por pessoas de todas as idades e classes sociais, homens, mulheres, jovens e crianças, atraindo a participação de atletas de faixa etária cada vez menor. ?? possível encontrar atletas vivendo do esporte da bocha. Nos clubes ainda são encontradas canchas naturais (areia), no entanto os Campeonatos Estaduais são realizados em Canchas Sintéticas ou de Carpete.