COVID-19: Operação no Comércio

Publicado em: 26/11/2020 17:50 | Fonte/Agência: SECOM Irati

COEF, Polícia Militar e Guarda Municipal fazem operação no comércio local

O Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 da Prefeitura de Irati (COEF), com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, estão realizando a operação “Comércio Seguro” em toda a cidade.

O trabalho conjunto visa fazer visitas e vistorias nos pontos comerciais como supermercados, lojas, lotéricas e outros, durante o dia e, à noite, os bares e similares.

O objetivo é fiscalizar o cumprimento de todas as normas necessárias, horário permitido para funcionamento e, principalmente, a ocorrência de aglomerações.

Só no primeiro dia da execução, a operação visitou cerca de 20 comércios no centro da cidade – incluindo os da Rua Munhoz da Rocha, seis supermercados, duas lotéricas e 10 bares.

A operação tem ainda caráter educativo e de orientação sobre cuidados e prevenção à Covid-19 e prosseguirá pelos próximos dias. Na semana que vem, caso ocorram denúncias, estas visitas serão para notificação e, em caso de recorrência, empresas que desrespeitarem os decretos e as determinações de segurança, poderão ter cassados os seus alvarás.

O enfermeiro Agostinho Basso, que é o coordenador do COEF, explica que “a cassação do alvará é um recurso extremo, que a Prefeitura não deseja, mas que será colocada em prática em caso de flagrante e seguido desrespeito”. O profissional ainda argumentou que em todos os contatos com os comerciantes, eles se mostraram receptivos, e se propuseram a ajudar no combate ao contagio pela Covid-19. Também os clientes destes estabelecimentos receberam orientações sobre as medidas contidas no decreto 250/2020.