4ª Feira de Empreendedorismo e Inovação de Irati - PR

Publicado em: 04/12/2020 10:29 | Fonte/Agência: SECOM Irati

4ª Feira de Empreendedorismo e Inovação conquista expressivo alcance

Entre os dias 01 e 03 de dezembro, aconteceu a 4ª edição da Feira de Empreendedorismo e Inovação de Irati. Neste ano, tendo em vista as medidas de contenção à COVID-19, o evento - que até o ano passado acontecia presencialmente nas dependências da quadra poliesportiva do SESI - foi realizado 100% online, com transmissões ao vivo pelo canal do Youtube da Feira, e ainda no Facebook, pela página da Prefeitura de Irati e de diversos veículos de comunicação parceiros. Somando-se o alcance de todos os vídeos transmitidos ao longo dos três dias de evento, nas duas redes sociais citadas, foram totalizadas mais de vinte mil visualizações.

A programação foi dividida entre: Ciclo de Palestras voltadas ao público empreendedor e aos empreendedores em potencial; e Mostra de Empreendedores, que trouxe à população alguns exemplos de boas práticas de empreendedorismo desenvolvidas em Irati, com ênfase nas formas encontradas para superar ao período da Pandemia e no uso de plataformas digitais e inovadoras para a realização do trabalho.

Estiveram no Ciclo de Palestras os seguintes profissionais, por ordem de apresentação: Cleusa Francesquet Gowacki (SEBRAE); Giovane Galvão (IFPR); Tiago Tullio Cappelletti (Sistema FIEP); Angelo Antonio Delponte (SENAC); Tiago Boruch (SENAC); Hector Felipe Cabral (SEBRAE); Edna Aparecida de Lima (Banco da Família); Simone Soares (Sistema FIEP); e Nadir Meireles Konopka (SENAC).

Na Mostra de Empreendedores, estiveram presentes, por ordem de apresentação: Wellington Bonfim (produtor musical); Patricia de Paula "Devotcha" (Guria Games); Sidnei Taborda Junior (ClimaDek); Michelly de Oliveira (AiQFome); Daniele Schlumberger (engenheira de alimentos); e Igor Paulo Filipczak (Maria Brasileira).

A coordenadora da Sala do Empreendedor de Irati, Sabrina Cidres, avalia que o evento foi bem-sucedido e de grande valia para a realidade do município. “Tivemos palestras extremamente enriquecedoras e de altíssimo nível, oito delas proporcionadas pelas instituições parceiras do evento, e uma pelo Banco da Família, que foi convidado a participar do Ciclo de Palestras pela organização da Feira. Além disso, tivemos contato com a importante experiência dos participantes da Mostra de Empreendedores, que serviu de incentivo a todos que buscam desenvolver seus projetos profissionais de forma autônoma”, comenta Sabrina.

As inscrições do evento foram realizadas por meio da Plataforma Even3, e as transmissões foram organizadas com a utilização da ferramenta chamada StreamYard. O jornalista Leo Barroso, que ficou responsável pela apresentação, mediação e moderação do Ciclo de Palestras e da Mostra de Empreendedores, além de ter feito contato online com todos os participantes ao longo da programação, menciona que a Feira foi uma experiência muito válida e repleta de aprendizado. "Em poucos dias, tivemos de entender, na prática, a dinâmica e o funcionamento das plataformas pelas quais o evento foi realizado. Apesar de alguns deslizes aqui e ali, acredito que tenhamos chegado a um resultado final positivo e satisfatório. Para as próximas edições, estaremos mais preparados e seguros", ressaltou Barroso, deixando um agradecimento especial a: Élcio José Brandalize, da Brand Vídeo Produções, que auxiliou nas transmissões; Sara Sarraff, da SECOM, que desenvolveu toda a identidade visual desta edição do evento; e Laynara Zontini, do IFPR Campus Irati, que deu todo o apoio necessário para a utilização dos meios pelos quais a Feira foi executada.

A secretária municipal Samanta Regina dos Santos Ferreira, que é responsável pela pasta do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Irati, ressalta o caráter de Vanguarda desta edição da Feira, feita 100% online. “Apesar de todas as limitações que tivemos em decorrência da pandemia, a nossa iniciativa em realizar o evento pela internet permitiu que um número muito expressivo de pessoas tivesse acesso ao conteúdo de qualidade promovido pelos palestrantes e convidados da Mostra de Empreendedores. O material também continuará disponível para toda a população no Canal do Youtube da Feira, e no Facebook da Prefeitura de Irati”, ressaltou Samanta.

A 4º Feira de Empreendedorismo e Inovação foi promovida pela Sala do Empreendedor de Irati, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Irati, pela Câmara Temática de Empreendedorismo e Inovação de Irati e pelo Comitê Gestor da Lei Geral de Micro e Pequena Empresa de Irati. O evento contou ainda com os seguintes parceiros: Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Irati; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Irati; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Irati; Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) campus Irati; Incubadora de Negócios de Irati (INETI); Sistema FIEP (SESI/SENAI/IEL) de Irati; e Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI).