Prefeitura busca municípios parceiros para implantar Patrulha Rural

Publicado em: 08/01/2013 00:00

Para garantir a boa qualidade das estradas, a prefeitura de Irati, através da secretaria de Viação e Serviços Rurais, está dialogando com outros municípios para dar andamento ao projeto Patrulha do Campo, que disponibilizará aos consórcios intermunicipais patrulhas rurais para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais. O programa visa, através de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção delas de forma integrada às práticas conservacionistas, para que, além de permitir a trafegabilidade, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil. O programa será coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela CODAPAR (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) que será responsável por capacitar os operadores para executar a adequação e manutenção das estradas; elaborar projetos técnicos, disseminando esta prática junto aos municípios para que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados; e acompanhar junto aos consórcios a execução das obras. A Secretaria da Infraestrutura e Logística e, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) irão repassar os equipamentos e capacitar os operadores de máquinas. Cada patrulha será composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes. Caberá aos Consórcios, responsabilizarem-se pelos operadores de máquinas e gastos com combustíveis. Na próxima quinta-feira (10), na Amcespar (Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná), uma equipe do projeto realizará uma reunião com prefeitos para auxiliar na implantação do projeto.