Ajuda humanitária da Defesa Civil é entregue para o município de Irati

Publicado em: 27/01/2021 20:11

Na tarde desta quarta-feira (27), Irati recebeu da Defesa Civil um carregamento de ajuda humanitária, contendo cestas básicas, kits dormitório, colchões, kits higiene e kits de limpeza para atender as famílias afetadas pelas fortes chuvas na semana passada.

As chuvas afetaram 1555 pessoas e causaram enxurradas e diversos pontos de alagamento no município, atingindo várias comunidades e acarretando em estragos de estruturas do sistema de saúde e de ensino do município, danos em estradas, aos comércios, serviços públicos e agropecuária.

"Nós da Prefeitura de Irati e Secretaria de Assistência Social nos sentimos gratos e sabemos da importância desse apoio da Defesa Civil do Estado neste momento tão delicado que as famílias de Irati vem enfrentando após os alagamentos.
É essencial esse trabalho em conjunto, porque sabemos que a Prefeitura sozinha não dá conta das demandas levantadas pelas famílias atingidas. Esse suporte tanto do Governo Estadual, como da sociedade, voluntários, comunidade, instituições que ao longo dessas semanas, contribuindo com doações, tem sido essencial para a realização do trabalho", ressalta Sybil Dietrich, secretária de Assistência Social de Irati.
Ainda, de acordo com a secretária, a equipe da Assistência Social já vinha mapeando as famílias atingidas. De 300 famílias ao menos 150 necessitaram de alguma forma de apoio, através de cestas básicas ou de colchões, por exemplo. "Foi uma demanda diversa e com a ajuda do Governo Estadual, da sociedade iratiense que se mobilizou com doações e também da Prefeitura que teve a sua contribuição tanto em forma de recursos mas principalmente das equipes da secretaria de Assistência Social, da Defesa Civil Municipal, e também da Engenharia, nós estamos chegando a essas famílias e tentando levar algum conforto para minimizar essa situação que estão vivenciando", destaca Sybil.
Durante a quinta-feira (28), as equipes da Assistência Social estarão fazendo a entrega dos materiais recebidos com base na demanda levantada.