Carnaval: 50 pessoas participam de reunião para organizar a festa

Publicado em: 09/01/2013 00:00

Na terça-feira (08), mais de 50 pessoas compareceram ao Clube do Comércio para discutir as festividades de Carnaval, festa que ocorre entre os dias 9 e 12 de fevereiro. A reunião foi coordenada pela secretária de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desporto, Claudete Camargo, e pelo diretor do departamento de Cultura, Júlio César Dias. O prefeito de Irati, Odilon Burgath, e diversos secretários também participaram da reunião. Durante o encontro foram discutidos diversos tópicos que envolvem a festa, como local de realização, atividades a serem desenvolvidas, estrutura necessária e investimentos. A abertura de diálogo com a população para discutir o evento surpreendeu os participantes. ?? a primeira vez que presencio isso. Estou encantada com a reunião e vendo que todos estão sendo ouvidos, observou uma das presentes. Claudete Camargo reiterou a importância da participação popular e o objetivo da festa. Nós queremos resgatar o que há de bom no Carnaval. Nosso objetivo é fazer uma festa para a família, afirmou. Essa é apenas a primeira reunião que teremos com a população, pois nosso governo quer ouvir a população e aceitar sugestões. Neste Carnaval queremos fazer uma grande festa, apesar do tempo e verbas escassas, completou o prefeito. REIVINDICA?ES Entre as reivindicações apresentadas pela população está o horário da festa. A maioria votou para que a festa inicie antes e tenha horário para terminar. Nos últimos anos o evento era realizado na Rua Dr. Munhoz da Rocha. Contudo, um grupo de moradores da rua se manifestou contrário à realização naquele local, pois a estrutura interfere diretamente no cotidiano destas famílias. Diversos novos espaços foram sugeridos. Em votação, decidiu-se que a festa deve acontecer em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, popularmente chamado de Batatão. O local oferece espaço para montagem do palco e estrutura para serviços, além de estar próximo a um número menor de moradias. ALIMENTA?O E ARTESANATO Decidiu-se que para incentivar a economia local, haverá venda de produtos alimentícios e artesanato pelos profissionais cadastrados na associação dos artesãos, bem como aqueles que integram a rede de economia solidária da Associação Corajem (Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária). ATIVIDADES Diversas atividades irão integrar a programação. O corso carnavalesco, que é o desfile de carros enfeitados, cordões e blocos abrirá o Carnaval no sábado, às 18h. O desfile, que contará com carros antigos, iniciará na Rua da Liberdade, seguindo até o ginásio de esportes. Haverá banda nos quatro dias de festa e bateria composta por integrantes locais. A organização divulgará em breve os quesitos para inscrição nos concursos de fantasias e carros mais ornamentados. As atividades foram divididas em equipes. Os coordenadores dos grupos voluntariamente se disponibilizaram a organizar as atividades. A coordenação geral do evento fica a cargo do diretor do departamento de Cultura, Julio César Dias. NOME DA FESTA A organização ainda não definiu um nome para o Carnaval. As sugestões podem ser feitas via facebook, no evento Carnaval de Irati 2013. Os nomes devem ter relação com o evento e os objetivos de resgate cultural e festa familiar. As contribuições podem ser enviadas até o dia 14 de janeiro. Os coordenadores das equipes irão escolher entre os nomes sugeridos.