Projeto Cidade do Idoso de Irati é apresentado

Publicado em: 05/02/2021 17:11

Na tarde desta quinta-feira (04), a deputada federal Leandre Dal Ponte esteve em Irati apresentando o projeto Cidade do Idoso. O projeto ainda não possui recursos, mas contará com o comprometimento da deputada para o seu avanço. "Irati vai ter um espaço de excelência para os idosos desenvolverem diversas atividades. Eu estarei sempre a disposição para ajudar no que for necessário", enfatiza Leandre.

O projeto contemplará refeitório, cozinha, espaço para letramento, inclusão digital; atividades físicas como pilates, musculação, hidroginástica, jogos, lazer, dança, teatro, dentre outras atividades de lazer, esporte, visando o envelhecimento ativo e saudável.

Ainda, será dotado de uma unidade de saúde com odontólogo e médico geriatra, professores de educação física, nutricionista, pedagogos, dentre outros profissionais.

Inspirado no projeto da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, a Cidade do Idoso de Irati será um projeto pioneiro no Paraná. Falando sobre a importância do projeto, Leandre destacou que além das atividades físicas e de lazer, ainda vai ter a parte de educação com letramento para atender aqueles que não sabem ler e escrever, e que é possível trabalhar com outras secretarias com diversas atividades que irão contribuir com a qualidade de vida das pessoas que frequentarão a Cidade do Idoso. A deputada ressaltou a preocupação da Organização das Nações Unidas sobre o tema. "Se não fosse tão importante essa questão do envelhecimento, a ONU não teria declarado de 2020 - 2030 a década do envelhecimento saudável", salienta.

Para a construção da Cidade do Idoso, serão utilizadas algumas edificações do CT Willy Laars, transformando em espaços adequados para atendimento dos idosos. "O atendimento será diário, e com a execução desse projeto poderemos dar mais qualidade de vida aos idosos de Irati. Também poderemos utilizar as instalações do CT o ano inteiro e sem prejudicar as programações que já são realizadas", abordou o prefeito Jorge Derbli.

Conforme Sybil Dietrich, o projeto da Cidade do Idoso, não vem somente para executar serviço, mas contribuirá também para transformar paradigmas, abrangendo não somente a prestação de serviços das políticas públicas municipais. "Irá mudar a visão de mundo de toda a sociedade, onde o idoso pode ser ativo, contribuir, produzir e se sentir parte da nossa sociedade", comenta.

"Vemos a importância em cuidar de nossos idosos. O espaço será todo pensado para atender idosos, visando trazer bem-estar, mais qualidade de vida para aqueles que muito já fizeram por Irati" ressaltou a vice-prefeita Ieda Waydzik, destacando a notoriedade do projeto.