Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda (12)

 

Publicado em: 09/04/2021 16:48

Whatsapp

 

Começa a acontecer na próxima segunda-feira, dia 12, a 23ª campanha de vacinação contra a gripe (influenza). A campanha é levada a efeito pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de Saúde.
A vacina contra influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. 
A campanha acontecerá entra os dias 12 de abril a 19 de julho, dividida em três etapas.
- Primeira etapa: de 12/04 a 10/05. Público alvo – crianças (6 meses a menor de 6 anos), gestantes, puérperas (mulher com até 45 dias pós-parto) e trabalhadores de Saúde.
- Segunda etapa: de 11/05 a 08/06. Idosos de 60 anos e mais e professores.
- Terceira etapa: de 09/06 a 19/07. Comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Disponível nas salas, exceto Unidade Volante
Em Irati, a vacina contra influenza estará disponível a partir de segunda-feira, dia 12, em todas as salas de vacinação existentes, com exceção da Unidade Volante do Pavilhão do Parque Aquático, que será exclusiva para a aplicação da vacina contra a Covid-19.
Salas de vacina
Ildefonso Zanetti - 3907 3130 (não haverá vacinas contra influenza às terças-feiras)
UBS Ademar Vieira de Araújo – 3907 3122
UBS Vila São João – 3907 3127
UBS Riozinho – 3907 3087
UBS Engenheiro Gutierrez – 3907 3086
UBS Lagoa – 3907 3106
UBS Guamirim – 3434 1118
UBS Pirapó 
UBS Gonçalves Junior – 3413 1109
UBS Itapará – 3467 1998
UBS Palmital 
UBS Pinho de Baixo
Horários
Tendo em vista a campanha de vacinação contra a Covid-19, que seguirá em paralelo, a Secretaria de Saúde de Irati comunica que será necessário dividir os horários de atendimento das salas de vacinação, visando a organização e logística necessária. Portando, os horários serão divididos da seguinte forma:  
- Período da manhã: vacinas de rotina e vacina contra a COVID-19 (1° e 2° dose);
- Período da tarde: vacina contra a Influenza.
Doses
O Município de Irati recebeu para primeira etapa da vacinação contra gripe 25% das doses, sendo 1240 doses para crianças menores de 6 anos, 190 doses para gestantes e puérperas, e 380 doses para trabalhadores de Saúde.
Importante ressaltar que, do mesmo modo como ocorreu com a vacina contra a Covid-19, a aplicação das doses da vacina contra Influenza será feita de forma escalonada para o grupo de Trabalhadores de Saúde, dado prioridade para trabalhadores da linha de frente das unidades sentinelas e de referência para o atendimento de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave. 
Importante
Considerando a ausência de estudos de coadministração para a vacinação contra INFLUENZA e COVID-19, NÃO se recomenda a administração simultânea das vacinas. As pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra influenza que buscarem uma Unidade Básica de Saúde, e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, preferencialmente, deverão receber a vacina contra a COVID-19, e agendada a vacina contra influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
Contexto
Este ano, a vacinação contra gripe entra em outro contexto, e ganha ainda maior importância ante o momento que estamos vivenciando. Praticamente todo o sistema de Saúde já está sobrecarregado em razão da Covid-19. Leitos de UTI e enfermarias estão lotados e há, inclusive filas de espera por internações em razão da pandemia do novo Coronavírus. 
A vacinação contra influenza absorve papel fundamental para prevenir a ocorrência de casos graves da enfermidade, e que venham a exigir ainda mais leitos. O público estimado pelo Ministério da Saúde é de 79,7 milhões de pessoas, e o objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas dos grupos prioritários.
Cuidados
Os cuidados necessários antes e após a imunização da gripe incluem:
- Adiar a vacinação em caso de febre;
- Compressas frias para aliviar a dor e o inchaço no local da vacina, porém, se houver muita dor, é possível usar medicação mediante recomendação médica;
- Sintomas inesperados ou graves devem ser notificados ao serviço que realizou a vacinação;
- Sintomas adversos que persistirem por mais de 72 horas devem ser investigados por profissionais competentes para a verificação de outras causas.