Reunião de políticas públicas para 1ª Infância tem mais de 50 participantes

 

Publicado em: 23/04/2021 10:09

Whatsapp

 

A 1ª reunião do Comitê de Gestão Intersetorial das Políticas Públicas para a Primeira Infância, realizada on-line no último dia 19, reuniu mais de 50 participantes.

Participaram do evento especialistas na área da primeira infância, trabalhadores do sistema de garantia de direitos, conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente, conselho tutelar, entidades de atendimento a crianças e adolescentes, gestores municipais e demais interessados no assunto.

Participou também da reunião virtual a deputada federal Leandre dal Ponte, militante na área da primeira infância que abriu o evento e colocou-se à disposição para dar apoio para a efetivação do Plano Municipal para a Primeira Infância.

A secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, avaliou que o evento foi positivo diante das diversas representatividades que participaram, e enalteceu o envolvimento de todos, para consolidar o Plano Municipal para a Primeira Infância em Irati, colocando na agenda do Município a prioridade absoluta no atendimento de crianças de zero a seis anos.

O que é o comitê?

A formação do comitê é feita por representantes do poder público e sociedade civil nomeados para elaborar o plano municipal pela primeira infância, conforme recomendação do marco legal da primeira infância. Isto garante a intersetorialidade e a proteção integral da criança.

Ao comitê compete também acompanhar e avaliar a execução de políticas públicas voltadas à primeira infância, bem como também o plano municipal da área. As reuniões do comitê irão acontecer mensalmente e, em maio, está prevista uma sensibilização aos integrantes e sociedade em geral.

O que é o Plano Municipal pela Primeira Infância?

O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) é um instrumento político e técnico, que deve ser construído através de processo democrático e participativo, com o envolvimento de pessoas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sociedade civil e, principalmente ,das próprias crianças. O plano deve conter ações e metas que garantam o pleno desenvolvimento das nossas crianças.

Informações sobre o as reuniões pelo telefone 3907 3102.