Irati obtém 100% de transparência na divulgação de informações sobre a vacinação contra a Covid-19 junto ao TCE-PR

Publicado em: 08/06/2021 09:09

O município de Irati obteve 100% de transparência na divulgação dos dados sobre a vacinação contra a Covid-19. A informação foi confirmada após a publicação de um relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), que avaliou os Portais da Transparência de todos os 399 municípios paranaenses.

Entre os municípios com 50 mil a 250 mil habitantes, apenas Irati, Guarapuava e Toledo atingiram a nota máxima em todo o estado. Segundo o TCE, Irati obteve avaliação adequada em todos os 11 requisitos avaliados, como a divulgação do plano estadual ou municipal de vacinação atualizado, de informações sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios das vacinas utilizadas, de detalhes sobre a ordem dos grupos prioritários com a quantidade de pessoas aptas a receber a vacina em cada grupo, das informações do “vacinômetro” (especificando a quantidade de pessoas vacinadas e de doses aplicadas) e informações sobre a quantidade de doses recebidas, com indicação dos fabricantes e a data de recebimento.

O TCE-PR avaliou também a divulgação de informações relativas ao recebimento de insumos, como agulhas e seringas para vacinação, de canais para possíveis denúncias de “fura-filas” e outras irregularidades, de dados relativos às salas de vacinação, como horário de funcionamento, telefones e endereços, e sobre o registro de sobras identificadas de vacinas. Para todas estas questões, as respostas obtidas junto à Prefeitura de Irati foram consideradas adequadas. Até o momento, o município não adquiriu vacinas e nem insumos, pois todo o material foi obtido e repassado aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde.