Turmas do quinto ano e maternal 3 dos CMEIs serão as primeiras a retornar no sistema gradativo com 30% de ocupação nas salas de aula e no transporte escolar
A Secretaria de Educação de Irati decidiu retomar as aulas presenciais nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a partir do próximo dia 19 de julho, de forma gradativa. A decisão foi tomada com base em uma enquete realizada com os pais dos alunos da rede municipal de ensino. Até o dia 02 de agosto, todas as turmas deverão retornar às salas, que terão capacidade para receber 30% dos alunos.
O cronograma já foi repassado às escolas, conforme explica a secretária da pasta, Jandira Girardi. “Começaremos com os quintos anos, que são os alunos maiores, e por semana, vamos aumentando para o quarto, o terceiro, o segundo, e assim por diante. A cada semana vão aumentando as turmas, terminando até o mês de agosto para que possamos estar de volta com todas as turmas, presencialmente. Não voltam 100% dos alunos, mas apenas 30% das turmas de início. Como é um experimento, pretendemos ir devagar e, principalmente, para poder preservar estas crianças, suas famílias e a nossa equipe escolar também”, pontuou.
Os CMEIs também retomarão as aulas no dia 19, apenas com as turmas do Maternal 3, segundo a secretária. “Nós retornaremos apenas com o Maternal 3, colocando-os em espaços diferenciados, não ficando os 15 ou o quanto der na pesquisa que os pais responderam, em cada sala. Conseguiremos fazer esta divisão, evitando os perigos e não saindo das regras para evitar o contágio pela Covid-19”, explicou Jandira.
Escolas estão preparadas para receber os alunos
Segundo a secretária, todas as escolas já receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários e estão, devidamente, preparadas para receber os alunos. Um guia de volta às aulas está sendo elaborado junto à Secretaria de Comunicação Social (Secom) para ser disponibilizado nas escolas com orientações aos pais e alunos.
As escolas também estão se preparando para realizarem aulas de forma remota para os alunos que ficarem em casa, seja de forma virtual ou enviando atividades, como já vem acontecendo por conta da pandemia. “As escolas estão se organizando neste momento. Por isto, eu peço para os pais conversarem, quando tiverem dúvidas, pois cada escola vai trabalhar à sua maneira. Elas vão trabalhar da forma que estavam fazendo antes também, enviando atividades escritas, por Google Meet ou áudio. Tudo depende da realidade de cada escola”, comentou Jandira.