Clínica de Fisioterapia de Irati atende pacientes pós-Covid

 

Publicado em: 08/07/2021 15:07

Whatsapp

 

Pacientes que enfrentaram e superaram a Covid-19 estão recebendo atendimento de forma gratuita na Clínica de Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Irati. Os atendimentos estão sendo prestados, desde o início do ano, por seis fisioterapeutas capacitados e treinados.

Cerca de 90% dos pacientes atendidos pela clínica são os chamados “pós-Covid”. Segundo a secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, foram adquiridos mais de 42 itens a um custo de R$ 73 mil. “Os equipamentos adquiridos são para uma avaliação e reabilitação mais completa, visto que é possível avaliar, detalhadamente, a capacidade pulmonar, com foco na reabilitação cardiorrespiratória e físico-funcional dos pacientes após a alta por Covid-19, bem como a evolução e melhora dos nossos pacientes”, comentou.

O fisioterapeuta Selmo Vieira, responsável pela clínica, ressaltou que foram feitos protocolos e projetos para a compra destes equipamentos e a adaptação do local para receber os pacientes, que também podem fazer a reabilitação motora, quando necessário. Todos os dias, são atendidas cerca de 25 pessoas. “São pessoas com sequelas importantes e que estão se reabilitando e sendo atendidas na clínica e em casa. Alguns pacientes não têm condições de vir até a Secretaria e estamos fazendo estes atendimentos em domicílio. Logo após, encaminhamos eles para a clínica, onde temos mais condições e equipamentos para atendê-los”, pontuou.

A paciente, Ana Paula Galvão, precisou ficar 12 dias intubada e perdeu os movimentos do corpo. Ela falou sobre o atendimento prestado na clínica. “Comecei a fazer fisioterapia e está voltando tudo certinho, fui muito bem atendida, tenho sessões todos os dias, vou fazer dez por enquanto. Aqui é ótimo, gostei muito de ser atendida aqui”, afirmou.

Segundo o prefeito Jorge Derbli, a implementação deste serviço é importante para a recuperação física e respiratória dos pacientes. “Com este novo tratamento e esta equipe profissional, estamos atendendo as pessoas que necessitam desta atenção pela Secretaria”, disse Derbli. Pacientes que precisarem de atendimento podem se dirigir diretamente à Clínica de Fisioterapia, anexa ao Posto de Saúde Ildefonso Zanetti com encaminhamento médico. Em seguida, o tratamento é iniciado.