Aulas retornam em Irati, seguindo medidas de enfrentamento à pandemia

Publicado em: 22/07/2021 17:17

Ensino remoto permanece para alunos em que os pais optaram por seguir nesta modalidade

Nesta semana, as aulas iniciaram na rede municipal de ensino em Irati. Seguindo todas as medidas de biossegurança no enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação está retornando às atividades nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com a capacidade de 30% de ocupação das salas de aula.

De acordo com a secretária da pasta, Jandira Girardi, esta volta às atividades escolares está acontecendo dentro do que estava previsto, com boa recepção nas escolas e Cmeis. Ela ressaltou que a quantidade de alunos em cada turma está abaixo dos 30% por sala de aula, índice estabelecido pela própria Secretaria e pelo Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF).

“Tínhamos feito a previsão de 30% dos alunos matriculados, e está abaixo disso. A frequência está fluindo bem, os pais que colocaram ‘sim’ na pesquisa estão enviando seus filhos. Era o que prevíamos, o que as escolas já sabiam e tinham o controle de quantos alunos iriam, está dentro da normalidade”, afirmou.

Equipes preparadas para o retorno

Antes do retorno às atividades presenciais, professores e funcionários foram preparados por meio de formações proporcionadas pela Secretaria de Educação e por profissionais da saúde para esclarecimento de dúvidas a respeito da retomada das aulas.

Jandira falou sobre as medidas que estão sendo adotadas nas escolas para o combate à Covid-19. “Os nossos colaboradores usam termômetro digital quando os alunos chegam, para aferir a temperatura e saber se está tudo certo com as crianças, utilizam álcool gel e líquido, e máscara durante todo o período. Os funcionários ficam monitorando até as crianças irem para casa”, frisou.

É importante lembrar que o ensino remoto continua para os alunos em que os pais ou responsáveis optaram pela sua continuidade neste momento.

Merenda escolar volta a ser distribuída

Sobre a merenda escolar, a secretária informou que os alimentos voltaram a ser entregues às escolas nos últimos dias. Nesta semana, também foram distribuídos os produtos perecíveis, pois não tínhamos como enviar antes, mas está sendo normal como era em tempos de aulas presenciais. A merenda funciona, normalmente, com as merendeiras fazendo o lanche, tanto para os alunos dos Cmeis quanto das escolas”.

Transporte escolar somente para rede municipal

A Secretaria de Educação informa que, até o dia 30 de julho, o transporte escolar atenderá somente alunos da rede municipal. A partir do dia 02 de agosto, os ônibus voltam a transportar também os estudantes da rede estadual.