Município pede conscientização sobre descarte correto do lixo e outros materiais

Publicado em: 13/08/2021 11:05

Devido ao aumento de casos de disposição incorreta de lixo e outros materiais em estradas rurais, fundos de vale, terrenos baldios, considerados locais inadequados, a Prefeitura de Irati solicita que a população faça o descarte correto, uma vez que o município oferece serviços de coleta.

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente recebeu denúncias de materiais, como roupas e cobertas, jogadas dentro do arroio que passa nas proximidades da Praça da Bandeira. Outra denúncia de descarte incorreto de lixo foi constatada na estrada que liga à antiga Olaria Michalak, nas proximidades de Engenheiro Gutierrez. “Esclarecemos que conseguimos encontrar a pessoa que fez o descarte incorreto e já a notificamos a retirar este material no prazo de 24 horas”, frisou a secretária da pasta, Magda Lozinski.

Serviços disponíveis de coleta

A Prefeitura disponibiliza serviços de coleta seletiva, de resíduos orgânicos e a coleta de lixo verde, tudo custeado pelo pagamento de uma única taxa, cobrada, mensalmente, na conta de água do contribuinte.

No centro da cidade, as coletas seletiva e de lixo orgânico são feitas, diariamente. Já nos bairros, a coleta seletiva é realizada uma vez por semana e a de resíduos orgânicos ocorre em três dias semanais. Já, a coleta de lixo verde, quando necessária, pode ser solicitada, diretamente, na Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente pelo telefone (42) 3907-3045.

“Desta forma, não vemos qual a intenção e a finalidade de dispor em locais incorretos o seu lixo. Pedimos a colaboração de cada um: fazendo a sua parte, vamos deixar a nossa cidade mais limpa e bonita. Responsabilidade, respeito e capricho são valores presentes em todos nós, basta executar”, completou Magda.