Fim de semana teve inauguração da Pista de Skate e primeiro campeonato da modalidade

Publicado em: 30/08/2021 15:16

A Prefeitura de Irati realizou a entrega de mais um espaço esportivo à população. Na sexta-feira (27), foi realizada a solenidade de inauguração da nova Pista de Skate do Parque Aquático e, no domingo (29), o local foi palco de várias manobras com o primeiro Campeonato da modalidade, pelo Circuito de Habilidades da Secretaria de Esportes e Lazer.

Aproveitando o espaço do Parque Aquático, a Prefeitura construiu mais uma obra para dar notoriedade ao skate, uma das modalidades que está em destaque em função do sucesso brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio. A área da nova pista compreende 820 m², contando com 13 aparelhos para manobras.

Os recursos para a construção da pista, no valor de R$228.008,28, foram conquistados, por meio de emenda parlamentar da deputada federal, Leandre Dal Ponte, que acompanhou a solenidade de inauguração. A obra foi viabilizada pelo Programa Esporte, Cidadania e Desenvolvimento, que tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso da população ao esporte e lazer. Para concluir o projeto da pista, o skatista e artista visual iratiense, Lucas Cruz, está fazendo o grafite, que é uma das formas de manifestação da arte urbana.

Solenidade

“Este é um espaço muito desejado pelos esportistas desta modalidade e tenho grande felicidade de estar participando desta inauguração. Nosso agradecimento ao prefeito e à deputada Leandre por esta pista que atende a todas as exigências para que possamos fazer as competições locais e regionais, assim como as nacionais também”, relatou o secretário da pasta, André Demczuk.

A obra, que começou em dezembro de 2019, teve as tratativas iniciadas em 2017. Representando a comunidade de skatistas de Irati, Jaime Martini, disse que este dia era muito esperado por todos. “Com esta obra, estamos trazendo um pouco da cultura urbana, num todo, para a nossa cidade. Olhem para o skate como uma salvação, como esporte, promoção de saúde. Gostaria muito de agradecer ao prefeito Derbli, que ouviu a gente, e à deputada Leandre, que conseguiu a emenda”, destacou Martini, lembrando que foram anos para que a pista fosse conquistada para o município.

O prefeito Jorge Derbli também agradeceu o olhar da deputada pelo esporte na cidade. “É com grande alegria que estamos entregando este espaço esportivo em nossa cidade, tendo em vista a conquista das três medalhas olímpicas do Brasil. A felicidade da comunidade skatista é nítida, todos estão vibrando muito por terem este lugar para praticarem seu esporte. Estamos felizes em termos atendido a esta demanda e, ainda, melhorando a estrutura esportiva do nosso Parque Aquático, diversificando as atividades aqui”. Pensando nisso, Derbli anunciou que, em breve, serão construídas duas quadras de basquetebol, ao lado da pista de skate.

Com a palavra, Leandre também relatou que é motivo de orgulho estar participando deste projeto. “É uma alegria poder estar aqui, de realizar mais um sonho com a comunidade iratiense. Todos estão felizes por mais este espaço em que nossos jovens terão novas oportunidades de estarem praticando um esporte, longe de tudo que faz mal, além de compartilharem a amizade aqui”.

Entre as autoridades que também fizeram parte da solenidade, estão a vice-prefeita, Ieda Waydzik; o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello; os vereadores, Vera Gabardo e Alcides Cezar Pinto.

Campeonato

Para marcar o início das atividades na pista, a Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Loja Vivência Board Shop, promoveu, na tarde de domingo (29), o primeiro Campeonato de Skate do Circuito de Habilidades. Além de skatistas iratienses, a competição envolveu representantes da modalidade na região.

O campeonato aconteceu nas categorias, iniciante e amador, com prêmios para o 1º, 2º e 3º colocados. A lista de vencedores a seguir, foi repassada pela organização da equipe da Vivência Board Shop.

Categoria Iniciante:

1 – Junior – Guarapuava