Decreto municipal traz nova flexibilização para mais atividades

Publicado em: 30/08/2021 17:22

Fim do toque de recolher e liberação de shows e eventos com 50% estão entre as medidas, levando em consideração a baixa de casos

Nesta terça-feira (31), o novo decreto municipal entre em vigor, até o dia 30 de setembro, determinando o fim do toque de recolher e liberando a realização de atividades de shows e eventos em casas noturnas com 50% da capacidade dos estabelecimentos, flexibilizando, ainda mais, as medidas no enfrentamento à pandemia.

O novo decreto também libera a realização de atividades esportivas, inclusive de campeonatos, com 50% da capacidade de público das praças esportivas públicas e particulares.

Segundo o coordenador do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF), Agostinho Basso, a elaboração do novo decreto só foi possível por conta da tendência de queda nos números da pandemia de Covid-19 em Irati e pela vacinação, que já chegou às pessoas com 22 anos. “Nós estamos analisando, com a Epidemiologia e COEF, e a tendência de queda está acontecendo, os dados estão favoráveis. Tivemos uma queda, no último mês, de 20% no número de mortes aqui em Irati. Além disso, a vacinação está avançando, consideravelmente. Hoje, estamos vacinando pessoas com 22 anos, ou seja, em breve, teremos toda a população maior de 18 anos vacinada, o que facilitou o novo decreto”, comentou.

Para Agostinho, este é o momento ideal para a retomada total da produção, da economia, do comércio e dos segmentos que estavam parados. “A tendência de queda, os números favoráveis, óbitos baixando e a contribuição da população nos ajudando, favoreceu para que pudéssemos fazer este projeto piloto deste decreto. Nós temos um mês para analisar as casas de festas, de shows, as casas noturnas e o toque de recolher, que não vai existir mais”, pontuou.

Segundo o prefeito Jorge Derbli, trata-se de um teste que será feito com os estabelecimentos do setor de eventos, que estão há um ano e meio sem realizar atividades.

“Estas atividades poderão ser feitas nos estabelecimentos credenciados para esta finalidade com 50% da capacidade de público, todos os dias em qualquer horário. Neste novo decreto, está acabando o toque de recolher, com horário liberado todos os dias, com o devido cuidado. Sabemos que várias atividades de entretenimento na cidade estão, há um ano e meio, sem faturamento. É impossível manter as despesas sem ter a receita. Então, estamos fazendo um teste por 30 dias destas atividades para ver como se comporta a pandemia em Irati”, frisou.

Outras medidas estabelecidas no decreto anterior continuam valendo. Encontros familiares podem ser feitos com até 40 pessoas. Já, as atividades religiosas podem ser realizadas em qualquer horário, com 60% da capacidade dos templos.

A manutenção continua com o distanciamento social, o uso do álcool em gel e da máscara. “Portanto, se cuidem e evitem aglomerações. Estamos a um passo de vencer esta pandemia. Vamos juntos, vencer e voltar à nossa rotina, como antes”, finalizou Derbli.

O decreto, na íntegra, está disponível em 'Arquivos' abaixo.