Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural no Paraná, desenvolvido com recursos da Lei Aldir Blanc. Trata-se do mais abrangente programa de formação remunerada do Brasil, oferecido em uma parceria entre a Superintendência da Cultura do Estado do Paraná e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A proposta deste programa é a de potencializar talentos, gerar saber, assegurar dignidade e circular a economia criativa.
Entenda como funciona:
Os interessados devem acessar o link: inscricoes.apps.uepg.br - disponível no site da UEPG e via QR Code, nas mídias oficiais da Superintendência da Cultura do Estado do Paraná. Por meio deste link, o usuário poderá se inscrever no programa.
São 12 mil vagas disponíveis para cursos formativos nas seguintes áreas: artes visuais; artes audiovisuais; circo; dança; literatura; livro e leitura; música; ópera; povos, comunidades tradicionais e culturas populares; teatro; e técnicos.
A cada 40 horas de formação, os participantes recebem uma bolsa de R$ 1 mil. Ao final das 120 horas de cursos, os inscritos recebem a bolsa total de R$ 3 mil.
As aulas acontecerão na modalidade de Ensino à Distância (EaD). Os interessados que não tiverem acesso à internet poderão solicitar o material impresso para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), instituição responsável por operacionalizar o programa formativo.
Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos completos, residir no Paraná e comprovar atuação de, no mínimo, dois anos na área cultural.
Os recursos para este programa provêm da Lei Aldir Blanc, a lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do Brasil.
Fonte: Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná