Placas destruídas geram prejuízos ao município

Publicado em: 18/01/2013 00:00

Na última semana, cinco placas de trânsito foram destruídas em Irati em uma única noite, nas proximidades da escola municipal Tancredo Martins. A atitude constante de vândalos em diversas regiões da cidade geram grandes prejuízos ao município. O metro quadrado de cada placa custa R$ 132 e o suporte de metal R$ 68,75. Neste caso, o valor por placa é de R$ 101,75. Totalizando prejuízo de R$ 508,75. No ano passado as placas de sinalização vertical custaram R$ 121 mil à administração pública. Todas as placas tiveram que ser repostas, observa o funcionário do setor de manutenção de trânsito, Pedro Dibas. Ele explica que as placas têm uma altura padrão e as indicações são gravadas com adesivo plástico, o qual é danificado quando ela é entortada. Com isso, os estragos não podem ser revertidos e elas precisam ser descartadas. A substituição também tem um custo, pois é necessário remover as sapatas de concreto antigas para colocar as novas, sem contar o tempo que os locais ficam sem sinalização até que sejam providenciadas novas placas, implicando em riscos aos motoristas e pedestres. Há pontos em que precisamos substituir as placas mensalmente, diz Eliane Soares, diretora do departamento de Trânsito de Irati. As ações de vândalos não se limitam às placas, mas também aos postes de iluminação pública e lixeiras das residências. No caso dos postes, os estragos são cobrados pela empresa que os repõe conforme a parte estragada. Um poste inteiro instalado custa R$1.800,00 ao município. O que também preocupa é que a ação não pode ser cometida por uma única pessoa, pois as hastes das placas são de metal e uma pessoa sozinha não teria força para entortá-la. Desta forma, fica claro que os vândalos agem em grupo. CRIME Oriento as pessoas a protocolarem os pedidos de sinalização na prefeitura e prestar queixa, diz a diretora de trânsito, lembrando que vandalismo é crime e pode ser punido com multa ou detenção, conforme previsto no artigo 163 do Código Penal. Se o vandalismo é praticado contra o patrimônio alheio, há a possibilidade de multa ou detenção de um a seis meses. Caso o crime seja cometido contra o patrimônio da união, estados, município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, passa a ser considerado dano qualificado, com pena elevada para detenção de seis meses a três anos, mais multa. Quando as placas são levadas pelos vândalos, o crime é enquadrado na categoria de furto, com pena um a quatro anos de reclusão e multa. Em todos os casos o vândalo deve também ressarcir a prefeitura do valor do material danificado. DEN??NCIAS Quem presenciar ações de vandalismo deve entrar em contato com a Polícia Militar, através do telefone 3423-3444 ou 190.