Irati recebe R$2,1 milhões do Governo do Estado para auxílio no financiamento de 174 moradias

Publicado em: 21/09/2021 13:45

Na segunda-feira (20), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, recebeu do Governo do Estado recursos na ordem de R$ 2,1 milhões para subsidiar a construção de 139 casas no Residencial Professor Lico, que começará a ser construído no final de outubro em Engenheiro Gutierrez. A obra está vinculada ao programa Casa Fácil Paraná, realizado em parceria entre o Governo do Estado, o Governo Federal, os municípios e a iniciativa privada. Em Irati, serão construídas, no total, 174 unidades habitacionais, com investimentos de R$ 24,4 milhões.

“Temos, em Irati, uma demanda de mais de três mil famílias aguardando um teto. A celebração desse convênio com o governo é muito importante para realizar o sonho dessas 174 famílias que precisam de uma moradia. Com o andamento das obras, em poucos meses teremos a satisfação de fazer a entrega das chaves. A infraestrutura do terreno já está preparada para a construção das casas”, explicou o prefeito Derbli.

Em todo o estado, o Governo vai subsidiar parte do financiamento da casa própria para mais de 1700 famílias paranaenses. O governador Ratinho Júnior anunciou hoje investimentos de aproximadamente R$ 26,8 milhões no programa.

“O Casa Fácil é o maior programa de um governo estadual para a construção de casas populares no Brasil. Ele dá a oportunidade para que milhares de famílias paranaenses realizem o sonho da casa própria”, destacou o governador. “O programa tem um diferencial. Às famílias que recebem até três salários mínimos, e muitas vezes não conseguem guardar o dinheiro para dar entrada no financiamento, o governo dá R$ 15 mil para elas pagarem o valor de entrada”, explicou o governador Ratinho Junior.

Quem pode participar?

Famílias com renda mensal de até três salários mínimos que não tenham casa própria e que não sejam integrantes de outros projetos habitacionais do Governo do Estado ou da União. Os interessados devem se inscrever no site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro, preenchendo uma ficha com dados pessoais, financeiros e familiares. Depois, eles devem escolher o município de seus interesses. A concessão do benefício será analisada pela Cohapar. Além disso, a Caixa Econômica Federal deve aprovar o financiamento e a construtora responsável precisa negociar as condições de compra do imóvel.

Os interessados também poderão comparecer ao Departamento de Habitação de Irati, no prédio da Prefeitura, para fazer a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones, (42) 3132-6186 e WhatsApp 99105-5438.

Construtoras que tiverem projetos ligados ao programa Casa Verde e Amarela podem se habilitar ao Casa Fácil Paraná e a outros projetos da Cohapar através do Chamamento Público (https://www.cohapar.pr.gov.br/Pagina/Chamamentos-Publicos).

Texto: Secom/AEN