Nesta nova etapa, alimentos serão entregues em sacolas. Serão, no mínimo, 10 variedades de produtos para cada participante que trocar recicláveis por alimentos
A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati retomará, nos dias 05 e 07 de outubro, o Programa Ecotroca, do qual a população pode trocar material reciclável por alimentos produzidos por agricultores iratienses. O programa havia sido suspenso por conta da pandemia de Covid-19.
Nesta nova etapa, os produtos serão adquiridos da Associação de Agricultores do Guamirim, vencedora da licitação para participar do programa. Os alimentos serão armazenados no Centro de Processamento de Alimentos (CPA) e depois serão levados para os pontos de troca, nos bairros Fragatas, Pedreira, Vila Matilde e Vila Raquel, atendendo também, as demais comunidades de Irati.
A cada 3 kg de recicláveis, o morador receberá um quilo de alimento. Porém, nesta etapa, os produtos serão entregues em sacolas prontas com, no mínimo, 10 tipos de produtos, entre frutas, verduras e panificados, conforme explica o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski. “Nós não levaremos mais os alimentos em caixas para serem escolhidos, mas estarão separados em sacolas. Por exemplo, se a pessoa levar 15 kg de recicláveis, terá direito a 5 kg de alimentos e receberá a sacola já pronta. Isto evitará contato e trará a diversidade de produtos. Nós temos 30 produtos licitados e, com certeza, teremos, pelo menos, 10 nas sacolas, dependendo da quantidade de recicláveis”, frisou.
Nos dias 05 e 07, serão feitas as trocas dos produtos recicláveis pelos vales, que serão trocados pelos alimentos, a partir da segunda entrega. Os objetivos do programa, segundo o secretário, são de prestar auxílio financeiro aos agricultores e de conscientizar a população, em geral, para a preservação do meio ambiente, além de ajudar as cooperativas de recicláveis, que dependem destes materiais para proporcionar renda às famílias dos catadores.
Calendário
Na terça-feira (05), a troca de recicláveis acontecerá pela manhã, no bairro Fragatas, e à tarde, no bairro Pedreira. Já na quinta-feira (07), pela manhã, no campus Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no período da manhã; à tarde, a troca ocorrerá na Vila Raquel.
No dia 19, será feita a entrega das sacolas com os alimentos. “Cada sacola vai conter 1 kg de feijão, um pão, verduras e legumes de acordo com a época”, explicou Daniele Schlumberger, engenheira de alimentos do CPA.
As coletas de materiais e as entregas dos alimentos ocorrerão também nos dias 21 de outubro, 03, 14, 16, 18 e 30 de novembro, 02, 14 e 16 de dezembro. Dúvidas podem ser esclarecidas no CPA pelo telefone (42) 3132-6287.