Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente faz esclarecimentos sobre a coleta de material reciclável

Publicado em: 13/10/2021 08:45

Nos últimos dias, a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati vem recebendo muitas reclamações de moradores sobre a escolha de materiais e falhas na coleta do lixo reciclável.

A secretária da pasta, Magda Lozinski, informa que existem terceiros fazendo as coletas nos itinerários da Associação Malinoski e da Cooperativa Cocair. Eles estariam fazendo a seleção dos materiais, deixando de lado aquilo que não tem valor agregado.

Conforme Magda, tanto a Associação quanto a cooperativa seguem um cronograma de coleta elaborado em 2006. Ela explica, ainda, que as cooperativas utilizam caminhões coletores da Prefeitura de Irati para as coletas. “Outros veículos não fazem parte da associação e da cooperativa. A associação conta, hoje, com 25 famílias que dependem do seu material. E a Cooperativa Cocair tem 18 famílias que contam com a colaboração da população”, frisou.

Interessados em fazer a coleta de material reciclável em Irati devem entrar em contato com a Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, que fica na Avenida Vicente Machado, 455. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (42) 3132-6285.

“Esta informação está sendo divulgada porque queremos realizar o melhor trabalho em prol da população, não deixando para trás nenhum tipo de material, como isopor ou vidros, bem como fazendo toda a coleta de forma eficiente. A Prefeitura está preocupada com esta situação e, principalmente, com o povo”, finalizou.

Confira os dias e horários da coleta seletiva

No centro, a coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h30.

Nos bairros, o trabalho é feito das 08h às 17h, e segue o seguinte cronograma:

Segunda-feira

Cooperativa e Cocair: Vila Nova, Alta da Glória, parte baixa do bairro Lagoa, Cruzeiro do Sul, Canisianas, Tucholka, Nhapindazal, Fragatas, Lagoa e Village Solaris.

Empresa particular: São Francisco, Jardim Califórnia, Pichibilski, Loteamento Pabis, Ouro Verde, Fósforo, Stroparo, Conjunto Santa Mônica, Vila São João, Vila Matilde, Jardim Planalto, DER, Pedreira, SESI, Floresta, Marcelo, Lamil, Avenida Vicente Machado e Colina Nossa Senhora das Graças.

Terça-feira

Cooperativa e Cocair: Jardim Planalto, bairro DER, Pedreira, SESI, Floresta, Marcelo, Avenida Vicente Machado e Colina Nossa Senhora das Graças.

Empresa particular: Promorar 1 e 2, Jardim Virgínia, Jardim Aeroporto, Fernando Gomes, Riozinho, Nossa Senhora da Luz, Conjunto Joaquim Zarpellon, Engenheiro Gutierrez, Vila Nova, Alto da Glória, parte baixa do bairro Lagoa, Cruzeiro do Sul, Canisianas, Tucholka, Nhapindazal, Fragatas, Lagoa e Loteamento Village Solaris.

Quarta-feira

Cooperativa e Associação: São Francisco, Jardim Califórnia, Conjunto Santo Antônio, Rio Bonito, Pichibilski, Loteamento Pabis, Ouro Verde e Camacuã.

Empresa particular: Tucholka, Vila Nova, Nhapindazal, Fragatas, Nossa Senhora da Luz, Alto da Lagoa, Conjunto Joaquim Zarpellon, Jardim das Américas, Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Vila Verde e Vila Rural.

Quinta-feira

Cooperativa e Associação: Fósforo, Stroparo, Promorar 1 e 2, Jardim Virgínia, Jardim Aeroporto, Fernando Gomes, Conjunto Santa Mônica, Vila São João e Vila Matilde.

Empresa particular: Alto da Glória, Canisianas, Jardim Planalto, DER, Pedreira, Marcelo, Floresta, Avenida Vicente Machado, São Francisco, Jardim Califórnia, Santo Antônio, Rio Bonito, Pichibilski, Loteamento Pabis, Ouro Verde e Camacuã.

Sexta-feira

Cooperativa e Associação: Alto da Lagoa, Vila Nossa Senhora da Luz, Conjunto Joaquim Zarpellon, Jardim das Américas, Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Vila Verde, Vila Rural, Conjunto Santo Antônio, Rio Bonito e Camacuã.

Empresa particular: Fósforo, Stroparo, Promorar 1 e 2, Jardim Virgínia, Jardim Aeroporto, Fernando Gomes, Conjunto Santa Mônica, Vila São João e Vila Matilde.