Irati busca recape para ruas do entorno do parque e quiosques

Publicado em: 11/01/2012 00:00

O prefeito Sergio Stoklos recebeu no final do ano passado, o comunicado de aprovação de proposta pelo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV), para recape asfáltico nas ruas de entorno do Parque Aquático de Irati e construção de quiosques para uso geral em área próxima ao Pavilhão João Wasilewski. A informação foi repassada através do ofício 5757/2011, de 20 de dezembro último, proveniente da Gerência de Filial do Desenvolvimento Urbano e Rural, vinculada à Caixa Econômica Federal, comunicando que Irati foi beneficiado com a seleção consignada no Orçamento Geral da União (OGU) para o referido projeto. Ao longo do ano passado, a administração municipal encaminhou ao Ministério do Turismo projetos e justificativas para a as benfeitorias naquela conhecida área de lazer de Irati, ressaltando que o município é pólo de uma região com vários atrativos naturais e construídos e que o Parque Aquático precisa oferecer maior conforto e facilidade de acesso aos turistas. O recape nas ruas que entornam o parque seria um dos passos do projeto contemplando justamente o conforto e acesso. Já os quiosques seriam utilizados para a venda de artesanato e resgate das comidas típicas da região, para fomento e divulgação do turismo local, lazer da comunidade e também nos diversos eventos que aquele local sedia durante o ano. Os recursos, oriundos do Programa de Turismo Social no Brasil, são da ordem de R$ 292.500,00, mais a contrapartida municipal de R$ 34.370,17. Mais de 10.000m² As próximas etapas para a concretização da melhoria serão: a aprovação do plano de trabalho, atendimento às exigências das leis de Diretrizes Orçamentárias e Responsabilidade Fiscal, e apresentação de documentação técnica de engenharia, regularidade da área e licença ambiental. Em maio do ano passado, o deputado federal ??ngelo Vanhoni apresentou emenda ao Orçamento Geral da União a fim de contemplar o projeto em questão, no valor de R$ 300 mil, para apoio a projetos de infra-estrutura turística no município. A vigência do convênio entre o Ministério do Turismo e Prefeitura é para este ano de 2012. Na descrição do plano de trabalho estão previstos serviços de pavimentação asfáltica em alguns trechos do entorno e acesso ao parque, construção de 20 quiosques com churrasqueiras em concreto, recape nas ruas Adão Panka, Lino Esculápio, Expedicionário José de Lima e na Travessa Adão Panka (Prolongamento João Cândido Ferreira), totalizando 10.440 m². A benfeitoria deverá ser entregue com toda a estrutura de urbanismo e passeio e já com rampas de acesso, sinalização horizontal e vertical e faixas para pedestres.