Secretaria de Segurança Pública faz alerta sobre animais de grande porte soltos pela cidade

Publicado em: 06/01/2022 16:09

Nas últimas semanas, a quantidade de cavalos andando soltos em Irati aumentou, consideravelmente. Estes animais podem causar acidentes com veículos ou incidentes com pessoas. A Lei Municipal nº 4935/2021 foi criada para amenizar ou até mesmo resolver este tipo de situação.

Por meio de licitação, foi contratada uma pessoa para fazer o recolhimento destes animais, desde que haja uma denúncia na Guarda Municipal, Polícia Militar ou Ambiental ou que o autor seja flagrado por um destes agentes. “Imediatamente, esta pessoa é acionada, com todos os conhecimentos e preparos. Ela vai ao local, faz a captura e transporá o animal para um local apropriado até que o dono se apresente para retirá-lo. O animal receberá todos os cuidados necessários, além de água e alimentação”, detalhou o secretário.

O valor da diária é de R$ 50 por animal, que será utilizado para custeio da estadia. Há ainda uma taxa de R$ 50 pelo transporte. O dono também custeará todos os cuidados veterinários, caso seja necessário. Além disso, o município aplicará uma multa de R$1.081,00, o equivalente a 12 Unidades de Referência Municipais (URM). Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado. O proprietário tem um prazo de 15 dias para retirar o cavalo. Caso contrário, o animal passará a pertencer ao licitado, não havendo mais possibilidade de retirada.

“Todo este relato é para seu conhecimento, proprietário de animais de grande porte, e um pedido carinhoso para mantê-los dentro de sua propriedade, evitando estes transtornos. A nossa intenção jamais é de arrecadar em cima disto, e sim, de realizar um trabalho preventivo, voltado à segurança pública e bem-estar também dos animais”, completou Elias, destacando que são inúmeros os riscos com estes animais perambulando em locais públicos.

Denúncias sobre animais de grande porte soltos podem ser feitas, diretamente, à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (42) 3423-2833.