Vigilância Epidemiológica faz orientações importantes sobre Covid-19

 

Publicado em: 13/01/2022 15:08

Whatsapp

 

População deve ficar atenta às recomendações de monitoramento e atendimento nesta alta de casos positivos

Devido ao aumento expressivo do número de casos ativos de Covid-19, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Irati reforça as orientações para toda a população, uma vez que o monitoramento dos casos, conforme ocorria, não está sendo possível de ser executado.

1) Se você recebeu o resultado de exame positivo pra Covid-19 e está com sintomas gripais leves, deve permanecer 10 dias em isolamento domiciliar contados, a partir da data do início dos seus sintomas e, se após este período não apresentar mais sintomas respiratórios ou estiver fazendo uso de medicamentos, poderá retornar às suas atividades.

2) Tem-se observado que a nova variante, Omicron, desenvolve apenas sintomas gripais leves e que tendem a evoluir bem apenas com o uso de medicamentos sintomáticos, como analgésicos, em caso de dor, e antitérmicos, em caso de febre, não sendo necessária avaliação médica.

3) Caso apresente sintomas moderados ou o quadro não se resolva dentro de 10 dias, você deve procurar umas das Unidades Sentinela do município (UBS François Abib e UBS Rio Bonito).

4) Os casos graves, que apresentam dificuldade para respirar, falta de ar e/ou febre persistente, deverão procurar a UPA 24h na Vila São João, localizada na Rua Ipê, nas proximidades do CAIC João Paulo 2º, a qualquer horário.

5) Se você recebeu o resultado de exame positivo para Covid-19 e não está com sintomas, deve permanecer 7 dias em isolamento domiciliar contados, a partir da data da realização do seu exame e, se após este período não apresentar sintomas respiratórios ou estiver fazendo uso de medicamentos, poderá retornar às suas atividades, porém mantendo cuidados adicionais até completar o 10° dia, como:

- Manter o uso da máscara bem ajustada ao rosto, mesmo quando estiver em casa

- Evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou com fatores de risco para agravamento da Covid-19

- Evitar qualquer tipo de aglomeração

- Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares, e evitar se alimentar próximo a outras pessoas, tanto em casa, como no trabalho

6) Você deve avisar todas as pessoas com quem teve contato direto (sem máscara a menos de 1,5 m por, pelo menos, 15 minutos ou contato físico), desde 2 dias antes do início do seu isolamento, para que também permaneçam em isolamento e, se não apresentarem sintomas, que realizem a coleta do exame no 5° dia após o contato, ou, caso tenham sintomas, que procurem uma das Unidades Sentinela.

Epidemia de H3N2

Paralelamente, está ocorrendo uma epidemia de Influenza H3N2. As pessoas que estejam com sintomas gripais, porém testarem negativo para Covid-19, podem estar com Influenza. Deve-se permanecer em isolamento de 5 a 7 dias.

O não cumprimento do isolamento, além de inferir em crime contra a saúde pública, é o principal aliado do vírus na manutenção da cadeia de transmissão. As recomendações da Vigilância Epidemiológica são isolamento e adoção de todos os cuidados, pois somente assim será possível reduzir o número de casos ativos.

Em caso de emergência, deve-se procurar a UPA 24h.

Qualquer dúvida pode ser tirada via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos números (42) 99134-2856 e 99153-9064.