Região busca prioridade nos serviços do plano de concessão da Flona de Irati

Publicado em: 14/01/2022 08:34

Na quarta-feira (12), uma importante reunião aconteceu na Prefeitura de Irati para tratar de solicitações, junto ao governo federal, sobre o processo de concessão da Floresta Nacional de Irati (Flona) para que a região seja priorizada nas atividades de exploração comercial da área.
A Flona faz parte de uma experiência inédita do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal, com o objetivo de promover a concessão florestal com espécies de cultivo comercial e em larga escala, como pinnus, por exemplo.
Além de praticar o manejo florestal sustentável, promover pesquisas, educação ambiental e turismo, a concessão permitirá a extração de espécies exóticas para dar mais espaço às espécies nativas da Mata Atlântica.
Com isso, os prefeitos da Amcespar querem promover o incentivo ao surgimento de emprego e renda para os trabalhadores e empresários da região.
Além do prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda, estiveram nesta reunião o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato, os empresários madeireiros, Mauricio Cavassin e Dalmir Gatterman. Neste ato, o assessor parlamentar, Dagoberto Waydzik, representou a deputada federal, Leandre Dal Ponte, responsável por encaminhar esta demanda antiga da região para a concessão ao Ministério da Agricultura.