Irati e União da Vitória se unem em busca de melhorias para o Corpo de Bombeiros

Publicado em: 17/01/2022 09:02

Municípios visam solicitar a transformação do Corpo de Bombeiros de Irati em grupamento e o de União da Vitória em subgrupamento

As prefeituras de Irati e de União da Vitória se uniram para buscar melhorias em prol do Corpo de Bombeiros de Irati, pois o 3º Subgrupamento abrange também a região sul do estado. Por este motivo, os prefeitos, Jorge Derbli e Bachir Abbas, estreitaram laços e deverão fazer uma ação conjunta com as associações dos municípios do Sul (Amsulpar) e do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) para a elevação da unidade iratiense para grupamento. Consequentemente, União da Vitória passaria a ter um subgrupamento. Os prefeitos estiveram reunidos na sexta-feira (14), juntamente com a comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitã Carla Adriana Spak Sobol.

Durante a manhã, os prefeitos tiveram a oportunidade de visitar e conhecer toda a estrutura do Corpo de Bombeiros de Irati. Derbli ressaltou que esta parceria é importante para a busca de melhorias para a guarnição. “Isto é para transformar Irati em um grupamento e União da Vitória em um subgrupamento, para dar mais estrutura física e de pessoal para trabalhar e ter esta condição de combate aos incêndios e atender as ocorrências que venham a acontecer em Irati e União da Vitória”. Derbli acredita que, com esta junção, as regiões vão conseguir resolver a situação de vez, junto às autoridades e ao Governo do Estado.

Atualmente, o 3º Subgrupamento de Irati é subordinado ao 1º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa. O prefeito de Irati espera que a junção entre os dois municípios vai ajudar a melhorar a estrutura do Corpo de Bombeiros, com mais equipamentos e efetivo para atender toda a região da Amcespar e da Amsulpar. “É uma junção importante, com objetivo único e, com certeza, juntando nossas forças com os deputados, o governador vai se sensibilizar com isto e vai decretar, para nós, a transformação em grupamento aqui, em Irati, e em subgrupamento, em União, para atender toda a região”, comentou.

A Capitã Spak acredita que a conversa entre os dois prefeitos é importante para fortalecer o trabalho do Corpo de Bombeiros. “O exemplo dos incêndios, mesmo negativamente, é a prova de que uma união de forças acaba produzindo um resultado positivo. O que queremos, como Corpo de Bombeiros, é estreitar o nosso atendimento para a população. Com a nossa reorganização como unidade aqui em Irati, conseguiremos expandir os nossos serviços para que mais pessoas da nossa região possam ter nosso trabalho mais perto, e poderemos melhorar o nosso atendimento na região”, frisou Spak.

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, agradeceu Derbli e a capitã Spak pela acolhida e destacou que o município tem uma grande demanda por serviços do Corpo de Bombeiros. “Há alguns dias, vimos a situação dos incêndios que aconteceram em União da Vitória e faremos uma ação conjunta, junto com a Amsulpar e a Amcespar, para melhorarmos a estrutura do Corpo de Bombeiros”, comentou o chefe do Executivo.

Dentro de alguns dias, os prefeitos devem se reunir com deputados estaduais e o governador Ratinho Júnior para solicitar estas melhorias. A deputada federal, Leandre Dal Ponte, também está envolvida desde o início deste processo. “Sabemos do trabalho que o Corpo de Bombeiros tem feito em toda a região. Só em União da Vitória, nos últimos meses, foram mais de 50 focos de incêndio, e necessitamos que seja melhorada esta estrutura. Agradeço ao prefeito Derbli, que se colocou à disposição para estar nesta luta conosco. Quem ganha, na verdade, é a população, não só de Irati e de União da Vitória, mas de toda a região da Amcespar e da Amsulpar”, finalizou Abbas.