Irati passa a fazer transbordo do lixo

Publicado em: 21/01/2022 11:33

Aterro sanitário é desativado e processo de transbordo marca o início do funcionamento do Complexo GARI

O Complexo GARI – Gestão Ambiental de Resíduos de Irati – já está em operação. O transbordo iniciou as atividades, resultando na desativação do antigo aterro sanitário. Desta forma, cumpre-se o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público, Instituto Água e Terra (IAT) e a Prefeitura.

“A quantidade de resíduos gerados, diariamente, pela população é de, aproximadamente, 30 toneladas, que serão destinadas para um aterro licenciado, seguindo todas as normas técnicas e legislação para esta atividade”, explica a secretária de Ecologia e Meio Ambiente de Irati, Magda Adriana Lozinski.

De acordo com a secretária, a empresa Eco Vale realizará a coleta de resíduos obedecendo o itinerário definido, realizando a disposição dos resíduos em caçambas apropriadoras ao transbordo, para que, então, a empresa Zero Resíduos faça o transporte até o local correto.

“Contamos com a colaboração da população para a melhor separação dos resíduos orgânicos e recicláveis, uma vez que o município fará o pagamento por quilo de lixo. Então, quanto mais pudermos separar os resíduos, menos custo será gerado. Desta maneira, a população e o município estarão agindo de uma forma, ambientalmente, correta”, aponta Magda.

Complexo Gari

O Complexo GARI é um projeto da administração municipal para dar destinação correta a todos os tipos de resíduos gerados pela população. A área, localizada junto ao Condomínio Industrial da Vila São João, abriga a unidade de transbordo do resíduo sólidos e também contará com barracão de reciclagem, coleta verde, ecopontos, descarte de construção civil e recebimento de embalagens de agrotóxicos.

Além da dar fim ao aterro sanitário, por meio do transbordo de resíduos, o GARI também tem o objetivo promover a ampliação da coleta de recicláveis, junto à geração de renda e empregos, e a criação de Ecopontos para o recolhimento de outros materiais.