Senac e Prefeitura realizam curso de técnicas para açougueiro

Publicado em: 03/02/2022 15:39

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Prefeitura de Irati deram início ao curso de Técnicas para Açougueiro. As aulas estão sendo realizadas no Centro de Processamento de Alimentos (CPA), localizado nas dependências da Feira do Produtor. O curso visa atender o mercado de trabalho na demanda de vagas em açougues e capacitar profissionais e oportunizar novas oportunidades de emprego e renda.

O principal objetivo do curso é de transmitir o conhecimento aos alunos para que eles se preparem para o mercado de trabalho, conforme explica o instrutor, Adilcelio Sopriani. “Todos que estão participando aprendem com os cortes, as peças dos animais. Vão sair daqui preparados para o mercado de trabalho e transmitir isto para o cliente, atender bem, gerar confiança e transparência. Com certeza, eles vão sair do curso muito melhores do que quando chegaram”, pontuou Sopriani.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, relata que a parceria com o Senac visa colaborar com os trabalhadores do município. “Este curso veio de encontro ao que nós temos de estrutura no Centro de Processamento e, prontamente, a gestão municipal se colocou à disposição e está sendo realizado este curso, capacitando para mercado de trabalho”, frisou Gnatkowski.

O Senac é um grande parceiro do município quando o assunto é profissionalização. “No total, 31 alunos irão aprender, durante 80 horas de aulas técnicas, sobre cortes, desossas, embalagens e preparações de carnes, atendendo as necessidades de contratação de mão de obra no nosso município e na região”, relatou a gerente executiva do Senac de Irati, Patrícia Bermudes.

Novos aprendizados

A empresária, Lúcia Ribeiro Rodrigues, é uma das alunas do curso. Ela e o marido trabalham com assados há alguns anos e diz que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre as carnes para oferecer um diferencial para os clientes. “É isto que me chamou a atenção no curso, e com isto aprendemos mais coisas que não imaginávamos, diferentes, novas, aprendemos muito bem”, comentou.

O aluno, Fernando Ferreira, avalia que a parceria entre o Senac e o município para a qualificação profissional dos trabalhadores é muito boa. “O objetivo é de que as pessoas se qualifiquem, o que é muito importante. O pessoal ficou bem animado, nós aqui, na turma de cedo e da tarde, temos um objetivo muito grande de termos uma demanda de trabalho, termos um pouco do básico. Para termos um seguimento melhor, o curso faz parte e é muito interessante”, destacou Ferreira.