Município fará cessão de uso de imóveis para a Associação Amigo Bicho

 

Publicado em: 07/02/2022 09:07

Whatsapp

 

Serão cedidos dois imóveis, sendo um deles um terreno nas proximidades do Kartódromo de Irati, onde será instalado o canil municipal, e outro imóvel, que fica localizado próximo ao Morro da Santa, onde funcionará a sede administrativa da instituição

Em reunião na tarde de quinta-feira (03), o prefeito Jorge Derbli anunciou a cessão de uso de dois imóveis pertencentes ao município, para a Associação – ONG Amigo Bicho, sendo um deles um terreno com área de 30.280 m² nas proximidades do Kartódromo de Irati, onde será construído o canil municipal.

Segundo Derbli, a situação dos animais de rua é uma questão que vem necessitando de atenção há muito tempo em Irati. “Nós já havíamos feito uma reunião preliminar e hoje, definimos aqui a questão da doação de um terreno de 30 mil metros quadrados próximo ao kartódromo. Buscaremos recursos já na próxima semana para a construção de um canil municipal, onde queremos proporcionar um local adequado para levar os animais e também as animais que estão em um imóvel particular às margens da BR-277”, pontuou Derbli, relatando que a nova estrutura deverá abrigar, no máximo, 200 animais.

A cessão de uso precisa será remetida como Projeto de Lei para apreciação da Câmara de Vereadores, já na próxima semana. Atualmente, a entidade conta com 170 cães abrigados em uma propriedade particular às margens da BR-277. A presidente da Associação - ONG Amigo Bicho, Bernadete Joffe, recebeu a notícia das doações dos imóveis pela Prefeitura com muita alegria. A prefeitura salienta que o espaço servirá o todos os animais não apenas aos animais da Associação Amigo Bicho.

“Vínhamos alinhando este assunto desde o ano passado. Em outubro, a Associação – ONG Amigo Bicho fez uma formalizou requerimento para à Prefeitura, e hoje com está reunião chegou ao objetivo, que é de, mais tarde, ter um local cedido pela Prefeitura e a construção deste ambiente pela gestão municipal. Estamos com vários problemas de estrutura e acreditamos que, com esta oferta da Prefeitura de Irati, parte de tudo isto será sanado”, disse a presidente da ONG.

A secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Lozinski, destacou que a cessão do imóvel deve auxiliar a Associação no cuidado com os animais. O outro imóvel a ser cedido é um chalé pertencente ao município, localizado nas proximidades do Morro da Santa, que será reformado para abrigar a sede administrativa do Amigo Bicho.

Segundo Derbli, ficou acertado que o Projeto de Lei para cessão e reforma deste espaço será enviada aos vereadores para votação. “Estaremos também enviando um projeto para a Câmara para ceder este espaço, fazer uma pequena reforma para que a Associação - ONG Amigo Bicho tenha sua sede para que as pessoas possam fazer suas doações de roupas para o bazar e ração. Nós temos que ter um local para a Associação Amigo Bicho, visto que eles já estão utilizando aquele espaço há muito tempo, mas não está adequado. Vamos adaptar este local e oficializar para eles está sede”, afirmou.

Bernadete também falou sobre a importância da cessão deste imóvel. “Nós não temos um espaço apropriado para deixar todas as coisas que recebemos de doação, não temos um local para arrecadar ração e que seja sede da Associação. Esta proposta de uma possível reforma, já que temos este local e para nos mantermos com uma estrutura adequada, é uma ideia que nos agrada bastante e esperamos que isto se concretize”, frisou ela.

Magda ainda destacou que o objetivo da Prefeitura é de estabelecer um ponto de referência onde a população possa encontrar a ONG, para proporcionar ajuda a entidade.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Carla Mosele, classificou os anúncios deste dia como vitórias. “Foi uma grande vitória porque a primeira que tivemos foi a questão da aprovação da lei – 4935/2021, na Câmara de Vereadores, temos agora a construção do Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, que já está em construção e pretendemos no dia 07 de março, realizar a conferência. Se tudo correr bem a pré-conferência ocorrerá no dia 15 de fevereiro. Isto foi uma vitória, porque foi o primeiro passo, então isto quer dizer que os outros serão consequência”, disse ela. “Na verdade, por ser uma associação, uma ONG, não é tão fácil repassar o dinheiro público a elas. Por isso, é preciso a criação do Conselho de Proteção e Bem Estar Animal, para que possa ajudar e dar um pouco de base para elas, porque no trabalho voluntário, a pessoa vai como pode”, completou Carla.

Derbli também comentou sobre o projeto do Castramóvel, que está sendo adaptado para uso. Agora, será realizada a contratação de um veterinário está sendo licitada por contrato mensal para que a unidade entre em funcionamento. O prefeito explicou como funcionará o Castramóvel. “O profissional vem com a mão de obra e os equipamentos necessários para a castração, medicação e tudo o que é necessário. Depois, é feito um levantamento dos animais que precisam ser castrados. Em seguida, o Castramóvel vai e fica a semana inteira naquele bairro. O veterinário fará as castrações e atendimentos em forma de consultas, verificando animais que têm doenças”. O município deve investir, mensalmente, de R$ 12 mil a R$ 15 mil neste tipo de serviço.

 

Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal deve ser criada em Irati

Durante a reunião, o prefeito Jorge Derbli ainda anunciou a criação da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. Segundo Derbli, a nova pasta vai reduzir as dificuldades que o município tem na obtenção de recursos e no repasse destes valores para a ONG.

“Com esta secretaria estruturada e pronta, teremos um pessoal que vai cuidar, especificamente, deste assunto de abandono de animais e, ao mesmo tempo, nós teremos a capacidade, um canal para buscar recursos nas esferas estadual e federal, para atender a ONG e outras situações, no que tange a todos os tipos de animais aqui do município”, justificou o prefeito.

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente e o Condema estão trabalhando, desde o ano passado, para solucionar os problemas relacionados à proteção e ao bem-estar animal, segundo a secretária Magda Lozinski. “É claro que existem várias linhas de estudo e tratamento em relação à questão da causa animal, a questão das zoonoses é de saúde e, de maus tratos é do meio ambiente. Mas, com certeza, uma secretaria direcionada à causa animal vai trazer um alívio para as secretarias, tanto do Meio Ambiente quanto da Saúde, e queremos que ela tenha muito sucesso”, pontuou Magda.

O projeto deve ser enviado nos próximos dias para a Câmara, que irá apreciá-lo nas comissões e no plenário. Depois, se aprovado, ele seguirá para sanção do prefeito.