Destaque em políticas públicas para a pessoa idosa, município está com duas obras em andamento da Cidade do Idoso e Condomínio do Idoso
Irati deu mais um importante passo na busca por políticas públicas voltadas à pessoa idosa nesta segunda-feira (28). O município recebeu o reconhecimento como “Cidade Amiga do Idoso” durante evento realizado pelo Governo do Estado no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Trata-se de uma ação conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa incentivar a promoção de políticas públicas e a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Na ocasião, o prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita, Ieda Waydzik, e a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, entregaram o plano de trabalho, requisito para que o município faça parte da rede de cidades e comunidades amigáveis da pessoa idosa da OMS. Tiveram destaque a Cidade do Idoso – projeto pioneiro no Paraná, cuja ordem de serviço para início das obras foi assinada recentemente, e o Condomínio do Idoso, que está sendo construído próximo ao Parque São João. A deputada federal, Leandre Dal Ponte, a agente política articuladora deste movimento no estado, também acompanhou a cerimônia, junto do deputado estadual, Artagão Junior.
Em seu discurso, o prefeito Jorge Derbli ressaltou que todos os idosos merecem ter um envelhecimento saudável. “Eu pergunto: quem de nós não vai ficar idoso e precisar de um abraço fraterno, carinho de um parente, de um filho, de um irmão, de uma pessoa que tanto gostamos? Nos sentimos felizes se o idoso estiver feliz, e sabemos que muitas pessoas não têm esta condição”, comentou.
Para o prefeito, a entrega deste reconhecimento representa um gesto de amor do Governo do Estado para as pessoas que precisam da ajuda do poder público para melhorar suas vidas. “Nós nos sentimos muito felizes por este momento, recebendo este certificado que credencia as cidades amigas dos idosos do estado do Paraná. É um trabalho bem feito pelos prefeitos, secretarias de Assistência Social e de Saúde, enfim, por todo mundo que está em busca de um objetivo só: beneficiar o idoso do Paraná”, frisou.
A secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, enalteceu a importância do reconhecimento de Irati como “Cidade Amiga do Idoso”. “Hoje, Irati faz parte da rede global de cidades e comunidades amigáveis à pessoa idosa, e isto é um grande avanço, significa uma mudança de perspectiva. Nosso objetivo é que Irati se torne, cada vez mais, humana e acolhedora, uma cidade que cuida, acolhe e respeita sua população idosa”, comentou.
Segundo Sybil, o plano de trabalho entregue ao governo estadual tem validade de 10 anos e envolve trabalhos em setores, como Assistência Social, Saúde, Lazer e Educação. Ela comenta que isso é resultado de um trabalho coletivo da Secretaria de Assistência Social e da administração municipal num todo, que colocou na agenda pública o cuidado com a pessoa idosa. Outros setores, como o Conselho Municipal pelos Direitos da Pessoa Idosa, o Comitê Gestor Intersetorial de Envelhecimento e do Programa Cidade Amiga do Idoso, além de integrantes da sociedade civil, que se envolveram neste trabalho, juntamente com a deputada Leandre.
“Não posso deixar de mencionar a grande importância da deputada Leandre neste projeto, neste programa, que tem mediado todas estas ações e oportunizado ao município de Irati investir em políticas públicas, principalmente, nas áreas do idoso, da mulher e da criança”, pontuou a secretária.
“Hoje, esta certificação demonstra que a nossa administração trabalha na perspectiva do futuro, do passado e do presente. No futuro, porque planeja e investe em melhorias para todos, em especial para a pessoa idosa; no passado porque valoriza a sua história, o seu povo, a nossa população que tanto já contribuiu e contribui com o desenvolvimento do nosso município; e no presente porque é nele que fazemos a diferença, no aqui e no agora. É isto que a administração tem feito no município de Irati”, comentou.
Leandre enfatizou o trabalho social que o município de Irati vem realizando há vários anos. “Irati já tem um trabalho que se destaca na área social, acho que é um dos municípios que mais tem dado atenção às pessoas idosas. Não é, sem razão, que está sendo construído o primeiro complexo social Cidade do Idoso em Irati, que logo também terá o Condomínio do Idoso. São políticas públicas que o prefeito Jorge Derbli vem fazendo e hoje foram ratificadas pelo governador Ratinho Júnior, que reafirmou seu compromisso com a nossa cidade”, ressaltou a deputada.
Para o governador Ratinho Júnior, a população vem tendo cada vez mais expectativa de vida. Por isto, há necessidade de criar bons programas para atender os idosos. “Tudo isso tem sido construído nos últimos anos, e a agora é a consolidação desse trabalho com a chancela da OMS e da Opas”, observou o governador.
O coordenador da unidade de Família, Gênero e Curso de Vida da OPAS, Ariel Karolinski, representante da entidade no Brasil, destacou que as estratégias apresentadas coincidem com o que está previsto nas estratégias da instituição para que uma cidade se torne amiga do idoso. “Os condomínios do idoso são um bom exemplo de política pública de um estado que olha para o futuro e busca melhorar a vida dessa população”, disse Ariel.